Consumactor: da condição do indivíduo na cidade pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis1461Abstract
Neste pequeno ensaio sobre o consumidor na cidade pós-modernadesenvolveram-se essencialmente três ideias. Em primeiro lugar, procurou demonstrar-se que a metrópole contemporânea se pode caracterizar, essencialmente, comoum centro de consumo. Consumo que é elevado ao estatuto de espectáculo pelosdiferentes actores urbanos. Enquanto centro de consumo, a metrópole pós-modernaalimenta-se de dois tipos de paisagens: a cityscape, o ambiente construído ou a arquitectura física da cidade, e a mindscape, as paisagens interiores, ou da alma, produtoda espacialidade das práticas quotidianas. As primeiras fornecem os palcos e os cená-rios necessários à representação dos consumidores, as segundas escrevem os textosque servem de guião à representação.Em segundo lugar, defendeu-se a ideia que na sociedade urbana pós-moderna,os consumidores se tornaram, simultaneamente, espectadores e actores. Conjugandoa faceta de flâneur, de viajante contemplativo, com a de persona implicada na representação e nas experiências de consumo, transformaram-se na figura de consumactores. Para se poder captar esta multidimensionalidade do consumidor pós-moderno,sugere-se o abandono da tradicional segmentação em múltiplos nichos de mercado,e que passemos a ver o indivíduo de forma integrada, respeitando a sua complexaestrutura bio-psico-social, que faz dele uma pessoa.Por último, defende-se também que para captar o espírito do consumactor precisamos de investigá-lo no seu habitat. Nómada de espírito, pela sua condição deviajante contemplativo, empenhado em obter prazer estético na experiência superficial das intensidades e no fluxo das imagens, o consumactor transita, deambula, passeia-se por múltiplos palcos, mas nutre especial simpatia pelos centros comerciais.Feitos de simulações, arranjos cenográficos, jogos de sedução e possibilidades, oscentros comerciais criam a ambiance ideal para a comunicação tribal, o espectáculoe a representação. Aos olhos do consumactor nenhum outro lugar na cidade parececonseguir sublimar melhor a sua actuação, razão pela qual fazem destes morada,lugar de encontro e de celebração.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
-
Authors are responsible for the opinions expressed in the texts submitted to Finisterra.
-
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
-
Authors must commit to complying with the “Guidelines for article submission”, on the RCAAP platform.
-
Whenever a text may require amendments based on suggestions made by the Scientific Reviewers and/or the Executive Committee, authors must agree to accept these suggestions and implement the requested changes. If authors disagree with any of the amendments suggested, they will need to provide justifications for each individual case.
-
Reproduction of materials liable to copyright laws has been granted permission in advance.
-
Texts are original, unpublished and have not been submitted to other journals.
License URL CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives (BY-NC-ND)