CEMETERY TOURISM IN LOURES: THE VALUE OF THE TRANSFIGURATION OF A CEMETERY
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis15864Resumo
A necrópole ocidental estruturou-se como uma textura de signos e de símbolos que evocam a memória e a presentificam por rituais que desde o séc. XVIII se reproduzem em busca da eternidade. Trabalhando com as constantes memórias, proto memórias e meta memórias, a evocação do/a ausente tem vindo a permitir a criação de variados discursos, sendo a sua transfiguração em recurso cultural, patrimonial e turístico uma matéria considerada em várias práticas a nível global. As utilizações do cemitério desde o final de década de 90 do século XX acentuaram-se e deram origem a conceitos e perspetivas diferenciadas que rodearam a visita a um cemitério: o cemitério é hoje um repositório de uma variada panóplia de atitudes perante a morte e os seus registos. Este artigo compila a informação já existente a nível científico, sobre turismo em contexto de cemitério; analisa as abordagens previamente produzidas e aplica um estudo de caso, empírico, cemitério municipal de Loures, para tirar conclusões fiáveis e contribuir para a investigação científica neste campo do turismo em cemitério. Uma das principais conclusões recai na verificação da possibilidade de prática de turismo cemiterial em cemitérios não românticos, como o de Loures.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.