Disparidades espaciais no envelhecimento populacional na Bósnia e Herzegovina:
abordagem de clustering k-means.
DOI:
https://doi.org/10.18055/Finis39994Resumo
O envelhecimento da população é um dos principais problemas demográficos na Bósnia e Herzegovina. Este país tem enfrentado um envelhecimento significativo, com diferenças espaciais no ritmo e no nível de envelhecimento. Para determinar as disparidades espaciais no envelhecimento da população na Bósnia e Herzegovina, foram utilizados dados sobre o percentual da população com 65 anos ou mais na população total, o índice de envelhecimento, o rácio de dependência, o rácio de dependência dos idosos e a idade média no período de 2013 a 2023. A análise de clusters foi aplicada para identificar grupos de municípios com níveis de envelhecimento semelhantes. Para agrupar os municípios em clusters, foi utilizado o método de agrupamento não hierárquico k-means. A análise foi realizada experimentando várias alternativas de agrupamento entre 2 e 5 clusters, enquanto o método Elbow, a estatística pseudo-F de Calinski-Harabasz e o teste de diferença significativa de honestidade de Tukey foram usados para validar o número apropriado de clusters. Os resultados confirmaram a existência de agrupamentos de municípios com diferentes níveis de envelhecimento populacional na Bósnia e Herzegovina. As tendências mais adversas no envelhecimento da população foram observadas nos municípios rurais da Herzegovina Ocidental e da Bósnia Oriental. Os resultados deste estudo podem servir como base para futuras investigações sobre o processo de envelhecimento da população e para o planeamento do desenvolvimento demográfico futuro na Bósnia e Herzegovina.
hecimento da população é um dos principais problemas demográficos na Bósnia e Herzegovina. Este país tem enfrentado um envelhecimento significativo, com diferenças espaciais no ritmo e no nível de envelhecimento. Para determinar as disparidades espaciais no envelhecimento da população na Bósnia e Herzegovina, foram utilizados dados sobre o coeficiente de envelhecimento, o índice de envelhecimento, o rácio de dependência, o rácio de dependência dos idosos e a idade média no período de 2013 a 2023. A análise de clusters foi aplicada para identificar grupos de municípios com níveis de envelhecimento semelhantes. Para agrupar os municípios em clusters, foi utilizado o método de agrupamento não hierárquico k-means. A análise foi realizada experimentando várias alternativas de agrupamento entre 2 e 5 clusters, enquanto o método Elbow, a estatística pseudo-F de Calinski-Harabasz e o teste de diferença significativa de honestidade de Tukey foram usados para validar o número apropriado de clusters. Os resultados confirmaram a existência de agrupamentos com diferentes níveis de envelhecimento populacional na Bósnia e Herzegovina. As tendências mais adversas no envelhecimento da população foram observadas nos municípios rurais da Herzegovina Ocidental e da Bósnia Oriental. Os resultados deste estudo podem servir como base para futuras investigações sobre o processo de envelhecimento da população e para o planeamento do desenvolvimento demográfico futuro na Bósnia e Herzegovina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Finisterra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à Finisterra são da responsabilidade dos/as autores/as.
2. Os/As autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma RCAAP.
4. Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos/as e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
