Contribuições do Direito Educativo para a Educação na Infância
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.26866Resumo
Ao longo da tradição educacional ocorreram mudanças nas concepções do ideal de humanização, a partir de influências sociais, culturais, econômicas, religiosas e políticas de cada época. Nesse percurso histórico, diferentes perspectivas interpretativas foram apresentadas. Este ensaio, de cunho bibliográfico, buscou criar e sustentar um diálogo entre as bases teóricas do Direito Educativo e as reflexões do neurobiólogo Humberto Maturana, com o intuito de apresentar o Direito Educativo como epistemologia possível para a construção, reflexão e mediação de práticas democráticas que ampliam as experiências e a participação das crianças nos espaços sociais nos quais convivem, sobretudo na escola. Considera-se que ambas as epistemologias representam um bom ponto de vista na busca de sentido para a formação humana, assim como, o Direito Educativo pode representar um novo modo de interpretação para o fenômeno educativo, dada sua multidimensionalidade enquanto área que mobiliza elementos da formação cidadã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.