Typologie de jeunes québécois ayant interrompu leurs études du point de vue de leur insertion professionnelle

Autores

  • Claude Trottier Faculté des sciences de l’éducation, Université Laval
  • Madeleine Gauthier INRS- Urbanisation, culture et société, Université du Québec
  • Claire Turcotte

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.284

Palavras-chave:

Integração vocacional, Abandono escolar, Tipologia

Resumo

É objectivo deste artigo proceder analisar o processo de inserção profissional de jovens do Quebéc que interromperam os seus estudos no secundário, 5 anos após terem abandonado do sistema educativo. No contexto encómico actual estes jovens estão sujeitos a ser marginalizados no mercado de trabalho. As nossas perspectivas teóricas sustentam-se na assunção de que os jovens não formam um grupo homogéneo, e são actores da sua integração apesar da multiplicidade de factores que configuram o seu sucesso escolar e os constrangimentos que têm que enfrentar no mercado de trabalho. A nossa concepção acerca da integração vocacional refere-se à capacidade de alcançar estabilidade no mercado de trabalho, manter a sua autonomia e a definição de projectos de vida realizáveis. Foi realizada uma análise qualitativa e retrospectiva a partir de entrevistas semi-estruturadas a 99 jovens. Foram definidos quatro tipos a partir dos dados: (a) jovens estabilizados no mercado de trabalho há 2 anos, capazes de satisfazer as suas necessidades e manter a sua autonomia e de formar projectos de vida realizáveis, (b) jovens que ainda se encontram em vias de alcançar esta autonomia, (c) jovens que se encontram em situação precária, (d) e jovens que encontram à margem do mercado de trabalho. Os jovens das escolas secundárias foram comparados: os de formação geral ou pré-universitária com os das escolas de formação profissional e técnica, assim como os rapazes com as raparigas.

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Publicado

2005-12-02

Como Citar

Trottier, C., Gauthier, M., & Turcotte, C. (2005). Typologie de jeunes québécois ayant interrompu leurs études du point de vue de leur insertion professionnelle. Revista Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.284