Typologie de jeunes québécois ayant interrompu leurs études du point de vue de leur insertion professionnelle
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.284Keywords:
Integração vocacional, Abandono escolar, TipologiaAbstract
É objectivo deste artigo proceder analisar o processo de inserção profissional de jovens do Quebéc que interromperam os seus estudos no secundário, 5 anos após terem abandonado do sistema educativo. No contexto encómico actual estes jovens estão sujeitos a ser marginalizados no mercado de trabalho. As nossas perspectivas teóricas sustentam-se na assunção de que os jovens não formam um grupo homogéneo, e são actores da sua integração apesar da multiplicidade de factores que configuram o seu sucesso escolar e os constrangimentos que têm que enfrentar no mercado de trabalho. A nossa concepção acerca da integração vocacional refere-se à capacidade de alcançar estabilidade no mercado de trabalho, manter a sua autonomia e a definição de projectos de vida realizáveis. Foi realizada uma análise qualitativa e retrospectiva a partir de entrevistas semi-estruturadas a 99 jovens. Foram definidos quatro tipos a partir dos dados: (a) jovens estabilizados no mercado de trabalho há 2 anos, capazes de satisfazer as suas necessidades e manter a sua autonomia e de formar projectos de vida realizáveis, (b) jovens que ainda se encontram em vias de alcançar esta autonomia, (c) jovens que se encontram em situação precária, (d) e jovens que encontram à margem do mercado de trabalho. Os jovens das escolas secundárias foram comparados: os de formação geral ou pré-universitária com os das escolas de formação profissional e técnica, assim como os rapazes com as raparigas.Downloads
Published
2005-12-02
How to Cite
Trottier, C., Gauthier, M., & Turcotte, C. (2005). Typologie de jeunes québécois ayant interrompu leurs études du point de vue de leur insertion professionnelle. Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.284
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.