A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas.

Autores

  • Teresa Sarmento Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho
  • Joaquim Marques ICE – Instituto das Comunidades Educativas

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.291

Palavras-chave:

Criança, Participação, Envolvimento Parental, Cidadania.

Resumo

As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação como objecto de estudo.
A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da Formação de Professores e da Sociologia da Infância.
Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social.

Downloads

Publicado

2006-03-02

Como Citar

Sarmento, T., & Marques, J. (2006). A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.291

Edição

Secção

Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.