A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.291Palavras-chave:
Criança, Participação, Envolvimento Parental, Cidadania.Resumo
As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa relação. A baixa visibilidade das crianças e do seu papel nas dinâmicas sociais, por um lado, e o entendimento tradicional da escola como um sistema onde os adultos educam as crianças, por outro, têm sustentado a justificação do pouco relevo da identificação da participação das crianças nas práticas de relação como objecto de estudo.A construção do presente artigo tem uma base multidisciplinar, da área dos estudos sócio-educativos, com especiais contributos da Sociologia da Educação, da Formação de Professores e da Sociologia da Infância.
Em termos de apoio empírico, reportamo-nos a situações vivenciadas no âmbito de um projecto de investigação-acção. Com base na reflexão produzida sobre situações concretas, procuraremos desocultar a participação efectiva das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas, promovendo, desenvolvendo ou dificultando as mesmas. A partir desta análise, pretendemos elencar um conjunto de questões que viabilizem novos debates sobre a participação das crianças em diversos fóruns, sempre numa perspectiva de integração com o todo social.
Downloads
Publicado
2006-03-02
Como Citar
Sarmento, T., & Marques, J. (2006). A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Revista Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.291
Edição
Secção
Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.