Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio

Autores

  • Marlete Gut La Salle Medianeira
  • Simone Maria Rossetto Belusso Colégio La Salle Medianeira
  • Cledes Antonio Casagrande Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30753

Resumo

O presente artigo apresenta uma sequência didática focada no desenvolvimento da Cultura Digital, realizada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Objetiva refletir sobre a prática desenvolvida e sinalizar estratégias que possam contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas visando efetivar o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (2018). É uma investigação de natureza qualitativa, de cunho descritivo, caracterizada como relato de experiência. A partir da análise e da interpretação dos dados, ancorada na perspectiva hermenêutica, foi possível compreender a importância de: (a) construir processos de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à Cultura Digital; (b) entrelaçar as práticas escolares com as vivências sociais do estudante; (c) oportunizar experiências significativas de aprendizagens para impulsionar o protagonismo estudantil. Com isso, a experiência relatada permite compreender que práticas pedagógicas contextualizadas e metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.

Biografias Autor

Marlete Gut, La Salle Medianeira

Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. Vice-diretora e coordenadora pedagógica do Colégio La Salle Medianeira. Contato: marlete.gut@lasalle.org.br 

Simone Maria Rossetto Belusso, Colégio La Salle Medianeira

Mestre em Letras. Professora no Colégio La Salle Medianeira. Contato: simone.rosseto@lasalle.org.br

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. Reitor e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Contato: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br 

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Gut, M., Rossetto Belusso, S. M. ., & Casagrande, C. A. (2023). Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio. Revista Interacções, 19(64), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.30753

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas