Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Autores

  • Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve; Centro de Investigação do Espaço e Organizações da Universidade do Algarve (CIEO)
  • Mafalda Cristina Gomes Sousa Guerreiro Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, Olhão EBI/JI José Carlos da Maia
  • Maria Eugénia Coelho Baptista de Jesus Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Faro Movimento da Escola Moderna, Núcleo Regional do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8769

Palavras-chave:

Ensino Experimental das Ciências, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem das Ciências.

Resumo

O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem.

Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. 

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Gonçalves, C. A. L. D. R. D., Guerreiro, M. C. G. S., & Jesus, M. E. C. B. de. (2016). Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8769

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências