O Impacto da Transformação Digital nos Sistemas de Saúde Abordagem do Lean Healthcare no Eixo Brasil/Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.32693Resumo
A crescente demanda por serviços de saúde exige modelos de gestão mais eficientes para reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. Com o objetivo de discutir o impacto da transformação digital nos sistemas de saúde do Brasil e Portugal e a aplicação da abordagem Lean Healthcare como solução, este artigo adota uma metodologia bibliográfica narrativa. A pesquisa selecionou estudos de casos e projetos-piloto implementados em ambos os países, destacando avanços significativos no Brasil, como telemedicina, tecnologias móveis, inteligência artificial, prontuários eletrônicos e modernização digital. Foram consultadas bases de dados como SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão abrangeram transformação digital nos sistemas de saúde e da formação de profissionais de saúde no Brasil e em Portugal. O recorte temporal considerou estudos publicados entre 2013 e 2023. Além disso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura e uma análise bibliométrica. Portugal adotou uma abordagem mais abrangente, investindo em transformação digital e inovação tecnológica, especialmente na telemedicina. As principais ferramentas de transformação digital utilizadas na abordagem Lean Healthcare incluem Planejamento Estratégico, atendimento Integrado, tecnologias de informação e comunicação e telemedicina. Conclui-se que a transformação digital tem sido eficaz para proporcionar atendimento satisfatório e eficiente em ambos os países. A implementação contínua de estratégias baseadas na transformação digital e no Lean Healthcare é essencial para aprimorar ainda mais os sistemas de saúde e enfrentar os desafios futuros. Ambos os países se encontram em estágio inicial de transformação digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Janaísa Dias Gomes de Oliveira, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta, Chang Chin Kuo, Robisom Damasceno Calado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.