O Impacto da Transformação Digital nos Sistemas de Saúde Abordagem do Lean Healthcare no Eixo Brasil/Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.32693

Resumo

A crescente demanda por serviços de saúde exige modelos de gestão mais eficientes para reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. Com o objetivo de discutir o impacto da transformação digital nos sistemas de saúde do Brasil e Portugal e a aplicação da abordagem Lean Healthcare como solução, este artigo adota uma metodologia bibliográfica narrativa. A pesquisa selecionou estudos de casos e projetos-piloto implementados em ambos os países, destacando avanços significativos no Brasil, como telemedicina, tecnologias móveis, inteligência artificial, prontuários eletrônicos e modernização digital. Foram consultadas bases de dados como SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios de inclusão abrangeram transformação digital nos sistemas de saúde e da formação de profissionais de saúde no Brasil e em Portugal. O recorte temporal considerou estudos publicados entre 2013 e 2023. Além disso, foi realizada uma revisão narrativa da literatura e uma análise bibliométrica. Portugal adotou uma abordagem mais abrangente, investindo em transformação digital e inovação tecnológica, especialmente na telemedicina. As principais ferramentas de transformação digital utilizadas na abordagem Lean Healthcare incluem Planejamento Estratégico, atendimento Integrado, tecnologias de informação e comunicação e telemedicina. Conclui-se que a transformação digital tem sido eficaz para proporcionar atendimento satisfatório e eficiente em ambos os países. A implementação contínua de estratégias baseadas na transformação digital e no Lean Healthcare é essencial para aprimorar ainda mais os sistemas de saúde e enfrentar os desafios futuros. Ambos os países se encontram em estágio inicial de transformação digital.

Biografias Autor

Janaísa Dias Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade da Região da Campanha ? Bagé/RS (1999),Especialista em Administração Hospitalar-UNAERP-SP (2002),Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória (2009) - Inspirar-Cesumar-PR, Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/RS (2005),Doutora em Gerontologia Biomédica-PUCRS(2013 ).Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: saúde da família, educação interdisciplinar, gerontologia, cardiorrespiratória, gestão e atividade física e saúde. Acupunturista-ABBA-Fortaleza-CE (2019) Coordenadora e docente do curso de Fisioterapia no UNINTA, SOBRAL-CE( (2016-2018). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (2017), UNINTA, SOBRAL-CE(2016-2017). Diretora adjunta da Faculdade Novo Tempo da Serra Grande, Tianguá-CE(2018) Fisioterapeuta na ESF Terra Nova-Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul-RS, e no Hospital Centenário( PHYSIOCARE )em São Leopoldo-RS(atual). PÓS Doutoranda na Universidade Federal Fluminense-Estudo e Pesquisa para aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços de Saúde (MS/UFF - 2021/2022).O projeto de pesquisa referente ao Termo de execução descentralizada de recursos Nº 15/2021. Nº do Processo 25000.103452/2021-14, exercício 2021/abril-2023 e sob a coordenação Prof. Dr. Robisom D Calado (LABDGE-UFF).

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) – Doutorado Acadêmico, Mestra em Educação Escolar - PPGEEPROF pela UNIR (2021), Analista de Sistemas (2006), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior (2007), Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica (2007); Pós-Graduada em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2007); Pós-Graduada em Gestão e Segurança do Trabalho (2009); Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial (2009). Atualmente é Professora em Regime de Dedicação Exclusiva do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/Campus Ji-Paraná, atuando nos cursos: Licenciatura em Química, Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Nota 5 MEC), atua como formadora de profissionais da educação na área de tecnologia.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe)

Fabiana Rodrigues Leta, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Foi responsável pela criação da AGIR - Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, ocupando o cargo de diretora no período de 2009 a 2014. Criou o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação da Escola de Engenharia da UFF desde 2014. Foi editora da revista da Escola de Engenharia da UFF, Engevista, até 2016 . Coordena o Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional, criado pela mesma na UFF. É membro da Associação Brasileira Ciências de Engenharia Mecânicas e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF. Coordena diversos projetos e orienta alunos de graduação e pós-graduação. É tutora do Programa de Educação Tutorial (MEC-SESu). Desenvolve pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Visão Computacional, Metrologia, Inovação Tecnológica, Ensino de Engenharia e Petróleo e Gás.

Chang Chin Kuo, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2022), Mestre em Engenharia de Produção pela UNINOVE(2015), especialização em Gestão Estratégica de empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2009), possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Sorocaba - Uniso (1986). Graduado em Gestão Empresarial com ênfase em comercio exterior pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - FATEC (2009). É pesquisador do grupo de pesquisa CNPq LabDGE - UFF (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da UFF). Pesquisador do Projeto de Pesquisa Lean nas UPA 24h (parceria do Ministério da Saúde com a UFF). Pesquisador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos na Agricultura (parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a UFF). Tem experiência profissional de Vinte e nove anos em indústrias multinacionais de autopeças e farmacêutica atuando em áreas de Melhoria Contínua, Lean Manufacturing, projetos de reestruturação, Engenharia Industrial, Engenharia de processos, Engenharia de Produção, Qualidade e Tempos e Métodos com enfase em produtividade. Atuou como gestor de Melhoria Continua no ramo farmacêutico e gestor de Engenharia Industrial e coordenador de Lean Manufacturing numa multinacional do ramo automobilística. Estuda, pesquisa e trabalha nos seguintes campos: Produtividade, Gestão de Produção, Padronização, Estabilização de Processos, Melhoria continua

Robisom Damasceno Calado, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2011). Mestre em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2006). Engenheiro de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP de Guaratingueta (2014) e com período na Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra pesquisando Lean Healthcare. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF / RJ (desde 2016), no Depto de Engenharia de Produção - Volta Redonda (VEP/UFF). É Docente do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC/UFF), do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (TPP/UFF) e Vice-coordenador do Doutorado em Ciência e Tecnologia e Inclusão (PGCTIn/UFF). É Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq LabDGE - UFF (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da UFF). Coordenador do Projeto de Pesquisa Lean nas UPAs 24h (parceria do Ministério da Saúde com a UFF). Coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos na Agricutura (parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a UFF). Editor da Revista Lean nas UPAs. Organizador anualmente o Congresso Lean Six Sigma (10º edição) Já orientou mais de 160 trabalhos acadêmicos, publicou vários artigos, livros e capítulos de livro sobre Lean Six Sigma e Lean Healthcare. Fui membro do Educational Network Lean Advacement Inititive do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Possui especialização em Lean Enterprise pelo MIT e Certificação Black Belt - Lean Six Sigma. Foi prof. visitante da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences ? SEAS pesquisando Educação em Engenharia. Experiência profissional de 28 anos, em empresas de diversos segmentos (Price Waterhouse Coopers e Tempos Consultoria, Valeo, Randon, Valmet, Braun, Whirlpool - Brastemp e BSH - Bosch & Siemens) em cargo técnico até gestor na área de Engenharia Industrial e Coordenação de programas de Lean Manufacturing. Atuação acadêmica: Gestão da Produção e Serviços; Gestão da Qualidade; Gestão da Saúde (Lean Healthcare); Gestão da Inovação e Produção mais Limpa (Lean Green); Lean Six Sigma e Design Thinking. interesse também nas sub- áreas: Gerenciamento de Capacidade, Hoshin Kanri, Lean Production, Lean Education, Lean Inclusão Social, Tecnologia e Inovação Agroindústria 5.0, Transformação Digital, Agricultura Inteligente, Agricultura Enxuta, Karakuri (automação de baixo custo) e Metodologias para Inovação no Ensino de Engenharia.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

Dias Gomes de Oliveira, J. ., Rodrigues de Souza Fausto, I. ., Mariani Braz, R. M., Rodrigues Leta, F., Chin Kuo, C., & Damasceno Calado, R. (2024). O Impacto da Transformação Digital nos Sistemas de Saúde Abordagem do Lean Healthcare no Eixo Brasil/Portugal. Revista Interacções, 20(67), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.32693