A comunicação nas aulas de matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Metodologia de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.352

Palavras-chave:

Comunicação nas Aulas de Matemática, Formação de Professores de Matemática, Aprendizagem da Docência.

Resumo

Neste artigo buscou-se identificar o tipo de comunicação que ocorre nas aulas de matemática, reveladas em diários reflexivos dos futuros professores durante o estágio da docência e as suas aprendizagens nesse cenário. Foi solicitada a produção de diários reflexivos das observações realizadas. O contexto de práticas de ensino e estágio da docência são concebidos como importante espaço reflexivo, possibilitando aos licenciandos conhecer e analisar a realidade escolar; investigar, planejar e implementar diferentes metodologias para o ensino de matemática. A comunicação matemática é um dos aspectos que tem merecido atenção nas orientações curriculares, por se constituir num indicador da natureza do processo de ensino-aprendizagem e em condição necessária para o seu desenvolvimento. Verificou-se que a comunicação nas aulas de matemática observadas tem sido realizada timidamente e com pouca intencionalidade. A pesquisa revelou que refletir sobre essas práticas ainda na formação inicial é fundamental para a constituição docente.

Downloads

Publicado

2008-04-05

Como Citar

Passos, C. L. B. (2008). A comunicação nas aulas de matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Revista Interacções, 4(8). https://doi.org/10.25755/int.352

Edição

Secção

Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.