Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimento do estágio supervisionado na formação de inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.353Palavras-chave:
Prática de Ensino de Ciências, Formação de Professores de Ciências, Professor Crítico-Reflexivo, Formação Inicial de Professores, Parceria Universidade-Escola.Resumo
Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível.
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