Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil

Autores

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Bárbara Hees Garré Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.426

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Reduplicação do homem, Práticas Docentes, Michel Foucault.

Resumo

O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.

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Publicado

2010-07-06

Como Citar

Henning, P. C., & Garré, B. H. (2010). Discursos de docência nos programas de pós-graduação educação em ciências e educação ambiental no Brasil. Revista Interacções, 6(15). https://doi.org/10.25755/int.426

Edição

Secção

Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).