Novas Perspetivas do Currículo da Formação de Professores de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.35339Resumo
A questão do currículo na formação de professores de Artes Visuais, nos dias de hoje, ainda continua a suscitar diversas interrogações. Este procura analisar a "questão do currículo" na formação de professores de Artes Visuais, abordando os desafios contemporâneos enfrentados por essa área da educação. A expressão "questão do currículo" refere-se aos debates sobre a adequação, relevância e eficácia do currículo atual, que pode variar entre abordagens tradicionais e inovadoras. As principais interrogações incluem como o currículo pode responder às demandas atuais, como a integração de metodologias ativas, a flexibilidade para diferentes contextos educacionais e a preparação dos professores para lidar com a diversidade cultural, a inclusão e as novas tecnologias. O estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, que explora práticas curriculares emergentes e o seu impacto na formação docente. Embora os resultados sejam preliminares, indicam uma necessidade urgente de reformulação curricular para incorporar práticas pedagógicas inovadoras que atendam aos desafios atuais da educação em Artes Visuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cláudia Maria dos Santos Gigante

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.