Novas Perspetivas do Currículo da Formação de Professores de Artes Visuais

Autores

  • Cláudia Maria dos Santos Gigante CeiED

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.35339

Resumo

A questão do currículo na formação de professores de Artes Visuais, nos dias de hoje, ainda continua a suscitar diversas interrogações. Este procura analisar a "questão do currículo" na formação de professores de Artes Visuais, abordando os desafios contemporâneos enfrentados por essa área da educação. A expressão "questão do currículo" refere-se aos debates sobre a adequação, relevância e eficácia do currículo atual, que pode variar entre abordagens tradicionais e inovadoras. As principais interrogações incluem como o currículo pode responder às demandas atuais, como a integração de metodologias ativas, a flexibilidade para diferentes contextos educacionais e a preparação dos professores para lidar com a diversidade cultural, a inclusão e as novas tecnologias. O estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, que explora práticas curriculares emergentes e o seu impacto na formação docente. Embora os resultados sejam preliminares, indicam uma necessidade urgente de reformulação curricular para incorporar práticas pedagógicas inovadoras que atendam aos desafios atuais da educação em Artes Visuais.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

dos Santos Gigante, C. M. (2024). Novas Perspetivas do Currículo da Formação de Professores de Artes Visuais. Revista Interacções, 20(67), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.35339