Reflexões sobre o mestrado em educação da faculdade de ciências e tecnologia – UNESP – Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.418Palavras-chave:
Pós-graduação, Formação pessoal e profissional, Dissertações.Resumo
O presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGE-FCT/UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.
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