Reflexões sobre o mestrado em educação da faculdade de ciências e tecnologia – UNESP – Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunos

Autores

  • Célia Maria Guimarães Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP
  • Silvia Adriana Rodrigues Departamento de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, Corumbá
  • Claudia Cristina Garcia Piffer Lopes Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP
  • Sonia Maria Coelho Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP
  • Fátima Aparecida Dias Gomes Marin Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP
  • Alberto Albuquerque Gomes Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP
  • Juliana Aparecida Matias Zechi Departamento de Educação Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. UNESP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.418

Palavras-chave:

Pós-graduação, Formação pessoal e profissional, Dissertações.

Resumo

O presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGE-FCT/UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Guimarães, C. M., Rodrigues, S. A., Lopes, C. C. G. P., Coelho, S. M., Marin, F. A. D. G., Gomes, A. A., & Zechi, J. A. M. (2010). Reflexões sobre o mestrado em educação da faculdade de ciências e tecnologia – UNESP – Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunos. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.418

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).