DOCÊNCIA, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS CINEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8938Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Ensino, Racismo, CinemaResumo
A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos oficiais das escolas públicas e privadas do país, principalmente nas áreas de artes, história e literatura. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como é representado o trabalho docente ao abordar o racismo no contexto escolar, mídias cinemáticas e as ações afirmativas. Para tanto, utilizaremos como ponto de partida a análise do curta-metragem Alguém falou de racismo, que trata da questão de preconceito racial, racismo recreativo e ações afirmativas no contexto escolar. Para isso, utiliza-se a mídia contemporânea, que possibilita a compreensão através da relação emissor – mensagem – meio – receptor, no processo de cognição desta temática. Assim, este trabalho, pretende discutir e refletir sobre o racismo e suas várias facetas, além de não deixar silenciar tal questão no âmago escolar, identificando suas manifestações e estimulando o respeito mútuo para com os semelhantes. Consideramos também que a formação do preconceito não é algo novo na sociedade brasileira e mundial. Tal problemática possui uma construção histórica que precisa ser reflexivamente debatida em todos os setores da sociedade com o objetivo de combater os processos discriminatórios presentes há séculos, que no Brasil atingem, principalmente, pessoas negras e indígenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.