DOCÊNCIA, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS CINEMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8938

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Ensino, Racismo, Cinema

Resumo

A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos oficiais das escolas públicas e privadas do país, principalmente nas áreas de artes, história e literatura. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como é representado o trabalho docente ao abordar o racismo no contexto escolar, mídias cinemáticas e as ações afirmativas. Para tanto, utilizaremos como ponto de partida a análise do curta-metragem Alguém falou de racismo, que trata da questão de preconceito racial, racismo recreativo e ações afirmativas no contexto escolar. Para isso, utiliza-se a mídia contemporânea, que possibilita a compreensão através da relação emissor – mensagem – meio – receptor, no processo de cognição desta temática.  Assim, este trabalho, pretende discutir e refletir sobre o racismo e suas várias facetas, além de não deixar silenciar tal questão no âmago escolar, identificando suas manifestações e estimulando o respeito mútuo para com os semelhantes. Consideramos também que a formação do preconceito não é algo novo na sociedade brasileira e mundial. Tal problemática possui uma construção histórica que precisa ser reflexivamente debatida em todos os setores da sociedade com o objetivo de combater os processos discriminatórios presentes há séculos, que no Brasil atingem, principalmente, pessoas negras e indígenas.

Biografias Autor

Luciane dos Santos Avila, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em História, graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Bolsista CAPES.

Luiz Paulo da Silva Soares, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação _ PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em História. Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Avila, L. dos S., & Soares, L. P. da S. (2018). DOCÊNCIA, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS CINEMÁTICAS. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.8938