DOCÊNCIA, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS CINEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8938Keywords:
Ações Afirmativas, Ensino, Racismo, CinemaAbstract
A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos oficiais das escolas públicas e privadas do país, principalmente nas áreas de artes, história e literatura. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como é representado o trabalho docente ao abordar o racismo no contexto escolar, mídias cinemáticas e as ações afirmativas. Para tanto, utilizaremos como ponto de partida a análise do curta-metragem Alguém falou de racismo, que trata da questão de preconceito racial, racismo recreativo e ações afirmativas no contexto escolar. Para isso, utiliza-se a mídia contemporânea, que possibilita a compreensão através da relação emissor – mensagem – meio – receptor, no processo de cognição desta temática. Assim, este trabalho, pretende discutir e refletir sobre o racismo e suas várias facetas, além de não deixar silenciar tal questão no âmago escolar, identificando suas manifestações e estimulando o respeito mútuo para com os semelhantes. Consideramos também que a formação do preconceito não é algo novo na sociedade brasileira e mundial. Tal problemática possui uma construção histórica que precisa ser reflexivamente debatida em todos os setores da sociedade com o objetivo de combater os processos discriminatórios presentes há séculos, que no Brasil atingem, principalmente, pessoas negras e indígenas.
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