CURRÍCULO E CICLOS DE FORMAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DOS “TEMPOS” PARA (RE) SIGNIFICAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA

Autores

  • Éderson Andrade Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista/Marília
  • Graziela Zambão Abdian Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8955

Resumo

Esta pesquisa se insere nas discussões acerca das potencialidades dos tempos na produção curricular para e nas escolas organizadas por Ciclos de Formação. Neste artigo traçamos essa discussão a partir da realidade da Rede Estadual de Mato Grosso. Busca-se compreender como os tempos atravessam a produção curricular na extrapolação da fixação temporal na formação dos alunos nas práticas pedagógicas de professores no contexto escolar. Analisamos o texto da política de currículo para os Ciclos de Formação de Mato Grosso e observações de práticas de professores em momentos formativos acerca da produção curricular no contexto escolar.  Identificamos que pode haver um distanciamento no atravessamento temporal nas práticas dos professores na produção curricular na escola organizada por Ciclos de Formação e que uma ampliação da compreensão sobre a importância dos tempos seria profícuo para um processo educativo mais potente à formação dos alunos.

Biografias Autor

Éderson Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista/Marília

Doutorando em Educação pela UNESP/Marília. Mestre em Educação pela UFMT/Cuiabá. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE). Bolsita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.

Graziela Zambão Abdian, Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Estadual Paulista/Marília. Coordenadora do  Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE).

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Andrade, Éderson, & Abdian, G. Z. (2018). CURRÍCULO E CICLOS DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS “TEMPOS” PARA (RE) SIGNIFICAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA. Revista Interacções, 13(46), 162–184. https://doi.org/10.25755/int.8955