CURRÍCULO E CICLOS DE FORMAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DOS “TEMPOS” PARA (RE) SIGNIFICAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8955Resumo
Esta pesquisa se insere nas discussões acerca das potencialidades dos tempos na produção curricular para e nas escolas organizadas por Ciclos de Formação. Neste artigo traçamos essa discussão a partir da realidade da Rede Estadual de Mato Grosso. Busca-se compreender como os tempos atravessam a produção curricular na extrapolação da fixação temporal na formação dos alunos nas práticas pedagógicas de professores no contexto escolar. Analisamos o texto da política de currículo para os Ciclos de Formação de Mato Grosso e observações de práticas de professores em momentos formativos acerca da produção curricular no contexto escolar. Identificamos que pode haver um distanciamento no atravessamento temporal nas práticas dos professores na produção curricular na escola organizada por Ciclos de Formação e que uma ampliação da compreensão sobre a importância dos tempos seria profícuo para um processo educativo mais potente à formação dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.