POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E AS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL

Authors

  • Josélia Schwanka Salomé Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
  • Neuzita de Paula Soares Universidade Estadual Paulista – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.16160

Abstract

Este artigo apresenta uma análise das diretrizes do Banco Mundial para a consolidação de políticas educacionais no Brasil. De modo mais preciso, retoma alguns aspectos históricos internacionais que sedimentaram a implementação do neoliberalismo na educação tal como se configura na atualidade. Aponta que a educação posta a serviço do mercado apresenta-se reduzida ao ensino de rudimentos para servir ao capital materializando as proposições do Banco construídas no transcorrer da história educacional brasileira.

Published

2018-12-24

How to Cite

Salomé, J. S., & Soares, N. de P. (2018). POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E AS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL. Interacções, 14(49), 130–152. https://doi.org/10.25755/int.16160

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences