Ensino técnico e profissional: natureza da oferta e da procura
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.283Keywords:
Ensino técnico-profissional, Reprodução social, Representações, AspiraçõesAbstract
O ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). Nos últimos anos tem se procurado negar esta realidade e criar um sistema de ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos técnico profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais.Downloads
Published
2005-12-02
How to Cite
Martins, A. M., Pardal, L. A., & Dias, C. (2005). Ensino técnico e profissional: natureza da oferta e da procura. Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.283
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.