A Competência Digital Docente a Partir do Ensino Remoto de Emergência
uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36415Abstract
As adaptações necessárias às práticas docentes durante a pandemia mobilizaram as competências digitais. Diante disso, conduziu-se uma revisão de escopo com o objetivo mapear os estudos sobre Competência Digital desenvolvidos com professores que atuaram durante o Ensino Remoto de Emergência (ERE) durante a pandemia de covid-19. A revisão foi realizada nas bases de dados: Scopus, Web of Science e Doaj. Inicialmente foram encontrados 271 registros, após a seleção criteriosa com base em critérios de inclusão previamente estabelecidos foram analisados 11 estudos. Os dados extraídos nos textos foram organizados em categorias relacionadas à metodologia das pesquisas e a Competência Digital. Dentre os principais resultados destacam-se os estudos que apresentam ações, práticas e experiências vivenciadas pelos participantes durante o ERE e que indicam o aprimoramento de sua Competência Digital. Além disso, muitos estudos apontam a necessidade de aprimorar os processos de formação docente para o desenvolvimento dessa competência pelos educadores, principalmente após o período de atuação no ERE.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luana Zimmer Sarzi, Daniela Karine Ramos, Margarida Rocha Lucas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.