A Competência Digital Docente a Partir do Ensino Remoto de Emergência
uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36415Resumo
As adaptações necessárias às práticas docentes durante a pandemia mobilizaram as competências digitais. Diante disso, conduziu-se uma revisão de escopo com o objetivo mapear os estudos sobre Competência Digital desenvolvidos com professores que atuaram durante o Ensino Remoto de Emergência (ERE) durante a pandemia de covid-19. A revisão foi realizada nas bases de dados: Scopus, Web of Science e Doaj. Inicialmente foram encontrados 271 registros, após a seleção criteriosa com base em critérios de inclusão previamente estabelecidos foram analisados 11 estudos. Os dados extraídos nos textos foram organizados em categorias relacionadas à metodologia das pesquisas e a Competência Digital. Dentre os principais resultados destacam-se os estudos que apresentam ações, práticas e experiências vivenciadas pelos participantes durante o ERE e que indicam o aprimoramento de sua Competência Digital. Além disso, muitos estudos apontam a necessidade de aprimorar os processos de formação docente para o desenvolvimento dessa competência pelos educadores, principalmente após o período de atuação no ERE.
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Direitos de Autor (c) 2024 Luana Zimmer Sarzi, Daniela Karine Ramos, Margarida Rocha Lucas

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