A Competência Digital Docente a Partir do Ensino Remoto de Emergência

uma Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.36415

Resumo

As adaptações necessárias às práticas docentes durante a pandemia mobilizaram as competências digitais. Diante disso, conduziu-se uma  revisão de escopo com o objetivo mapear os estudos sobre Competência Digital desenvolvidos com professores que atuaram durante o Ensino Remoto de Emergência (ERE) durante a pandemia de covid-19. A revisão foi realizada nas bases de dados: Scopus, Web of Science e Doaj. Inicialmente foram encontrados 271 registros, após a seleção criteriosa com base em critérios de inclusão previamente estabelecidos foram analisados 11 estudos. Os dados extraídos nos textos foram organizados em categorias relacionadas à metodologia das pesquisas e a Competência Digital. Dentre os principais resultados destacam-se os estudos que apresentam ações, práticas e experiências vivenciadas pelos participantes durante o ERE e que indicam o aprimoramento de sua Competência Digital. Além disso, muitos estudos apontam a necessidade de aprimorar os processos de formação docente para o desenvolvimento dessa competência pelos educadores, principalmente após o período de atuação no ERE.

Biografia Autor

Luana Zimmer Sarzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de pesquisa Educação Especial, tendo sido bolsista demanda social da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Pós-Graduada no curso de PG - Especialização em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Graduada no curso de PG - Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Zimmer Sarzi, L. ., Karine Ramos, D., & Rocha Lucas, M. (2024). A Competência Digital Docente a Partir do Ensino Remoto de Emergência: uma Revisão de Literatura. Revista Interacções, 20(67), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.36415