As políticas educacionais e formação do professor de história no Brasil: desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10686Palavras-chave:
Formação, Professores, História, Ensino, Política Educacional.Resumo
Este artigo tem como objeto a formação acadêmica de professores de História no Brasil, seus paradigmas norteadores, as recentes políticas educacionais e asimplicações para os cursos superiores de História no Brasil. A abordagem do tema enquadrou-se teoricamente nos estudos de Fonseca (2003, 2007), Fonseca e Silva (2011), Scheibe (2014) e Scheibe e Bazzo (2016). Do ponto de vista metodológico, o estudo centrou-se na pesquisa bibliográfica, pertinente à formação de professores de Históriae na pesquisa documental sobre a legislação brasileira que orientou as políticas de formação de professores nas últimas três décadas no Brasil. As atuais legislações orientadoras das políticas educacionais voltadas à formação de professores para educação básica apontam a premência da superação da dicotomia teoria e prática docente, aspecto abordado exaustivamente pela literatura sobre formação de professores de História no Brasil, a qual tem apontado a necessidade de os cursos superiores formarem profissionais com o perfil de professores/pesquisadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.