Uma Investigação sobre Hábitos Alimentares com a Colaboração de Estudantes do Ensino Superior com Necessidades Educativas

Autores

  • Bento Cavadas
  • Elisabete Linhares

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.18794

Resumo

Este trabalho foi realizado no enquadramento dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular Qualidade de Vida do curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) e concretizado com estudantes do ensino superior com necessidades educativas. O seu objetivo principal é apresentar uma reflexão do processo de aprendizagem dos estudantes durante a aplicação de uma sequência didática sobre alimentação. As evidências recolhidas da participação dos estudantes de LDMT nas diferentes atividades da sequência didática mostram que adquiriram ou aprofundaram conhecimentos sobre a alimentação saudável. Os principais constrangimentos resultaram de os estudantes terem conhecimentos prévios bastante desiguais sobre a alimentação e dificuldades em realizar determinadas tarefas autonomamente. Uma das atividades dessa sequência consistiu na realização de um estudo sobre os hábitos alimentares de uma amostra de estudantes da instituição de ensino superior. Os estudantes de LDMT aplicaram um inquérito a 36 participantes para quantificar os tipos de alimentos ingeridos pelos inquiridos ao almoço. O objetivo foi identificar os hábitos alimentares saudáveis e os erros alimentares. Os resultados foram expressos em gráficos. A análise dos resultados mostra que a alimentação dos estudantes ao almoço foi diversificada, tendo em conta os grupos da roda dos alimentos, mas apresentou alguns erros alimentares associados ao consumo de alimentos processados, fast-food, bolos e doces. Este estudo, ao implicar o envolvimento dos estudantes de LDMT em algumas etapas do processo de realização de uma investigação, permitiu que desenvolvessem as suas competências nesta área.

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

Cavadas, B., & Linhares, E. (2019). Uma Investigação sobre Hábitos Alimentares com a Colaboração de Estudantes do Ensino Superior com Necessidades Educativas. Revista Interacções, 15(50), 155–179. https://doi.org/10.25755/int.18794