Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos

Espaço para Ouvir e ser Ouvido

Autores

  • Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília
  • Mária Jéssica Rocha Lago Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de São Paulo
  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.31423

Resumo

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou uma realidade para grande parte dos estudantes do Distrito Federal (DF)/Brasil e se estendeu até o fim do 1º semestre letivo de 2021, quando teve início no DF o retorno, gradativo e com ressalvas, ao ensino e aprendizagem na modalidade presencial, o qual em nossa avaliação causou um impacto significativo nas relações em sala de aula e na mediação da aprendizagem. Somado a isso, percebe-se que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas, sendo agravado após o período de isolamento em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Este artigo propõe-se a narrar, a partir de um relato de experiência, oficinas pedagógicas ancoradas na Educação em e para Direitos Humanos, bem como na construção da cultura de paz. As oficinas foram realizadas no âmbito de uma escola pública de Anos Finais, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal ao longo do 1º semestre letivo de 2022 e se deu pelo Serviço de Orientação Educacional e a Equipe especializada de Apoio à Aprendizagem no intuito de promover na escola um espaço propício para a convergência das singularidades, com respeito, sem violência e intolerâncias (sejam elas: racial, de gênero, religiosa ou de qualquer outro âmbito), atendendo a solicitação dos professores diante da dificuldade de resolver os diversos conflitos em sala de aula. O trabalho evidenciou a necessidade de se estabelecer canais dialógicos entre professores e alunos, manutenção de espaços de escuta aos discentes e uso de estratégias e atividades contextualizadas.

Biografias Autor

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - LabNEDH e Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM.

Mária Jéssica Rocha Lago, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2012). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília - UnB (2015). Especialização em andamento em Problemas do desenvolvimento na infância e adolescência - Centro Lydia Coriat (2016). Mestrado em Educação, eixo de Subjetividade e Complexidade na Abordagem Psicanalítica, pela Universidade de Brasília - UnB (2017),  estudante de doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, psicose infantil, educação inclusiva; escolarização de crianças com TEA; e na área de Educação Superior, com ênfase nos programas de acesso ao ensino superior.

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade de Brasília

Pós-doutora pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM) e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia pela Universidade e Professora da Universidade de Brasília no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP). 

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Ramos de Jesus Ferreira, A. T., Rocha Lago, M. J., & Teixeira Borges, F. (2023). Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos: Espaço para Ouvir e ser Ouvido. Revista Interacções, 19(64), 1–24. https://doi.org/10.25755/int.31423

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas