Oficina Pedagógica sobre Educação em Direitos Humanos
Espaço para Ouvir e ser Ouvido
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.31423Resumo
O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou uma realidade para grande parte dos estudantes do Distrito Federal (DF)/Brasil e se estendeu até o fim do 1º semestre letivo de 2021, quando teve início no DF o retorno, gradativo e com ressalvas, ao ensino e aprendizagem na modalidade presencial, o qual em nossa avaliação causou um impacto significativo nas relações em sala de aula e na mediação da aprendizagem. Somado a isso, percebe-se que a convivência baseada no respeito e na solidariedade tem sido algo cada vez mais desafiador em nossa sociedade, pois os interesses coletivos vêm sendo substituídos gradativamente por padrões individualistas, sendo agravado após o período de isolamento em função da pandemia causada pelo Coronavírus. Este artigo propõe-se a narrar, a partir de um relato de experiência, oficinas pedagógicas ancoradas na Educação em e para Direitos Humanos, bem como na construção da cultura de paz. As oficinas foram realizadas no âmbito de uma escola pública de Anos Finais, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal ao longo do 1º semestre letivo de 2022 e se deu pelo Serviço de Orientação Educacional e a Equipe especializada de Apoio à Aprendizagem no intuito de promover na escola um espaço propício para a convergência das singularidades, com respeito, sem violência e intolerâncias (sejam elas: racial, de gênero, religiosa ou de qualquer outro âmbito), atendendo a solicitação dos professores diante da dificuldade de resolver os diversos conflitos em sala de aula. O trabalho evidenciou a necessidade de se estabelecer canais dialógicos entre professores e alunos, manutenção de espaços de escuta aos discentes e uso de estratégias e atividades contextualizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.