Determinantes de saúde numa amostra de crianças Portuguesas

Autores

  • Nélio Veiga
  • Carlos Pereira
  • Rosalina Loureiro
  • Maria Odete Amaral
  • Inês Coelho
  • Joana Pereira

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0201.06.00100

Palavras-chave:

crianças, estilos de vida, aspectos sócio-demográficos, atividade sedentária

Resumo

Introdução: Os estilos de vida actuais podem estar associados a comportamentos de risco que estão na base do perfil de saúde de um país.

Objetivos: O objectivo do estudo consiste na avaliação dos determinantes da saúde e sua associação com variáveis sóciodemográficas numa amostra de crianças portuguesas dos 3 aos 10 anos de idade.

Métodos: Foi realizado um estudo transversal desenhado com um total de 1617 crianças de escolas públicas, a partir dos dois principais grupos escolares de Tondela e Vouzela, Portugal. A amostra final do estudo foi construído com um total de 1365 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos de idade. A recolha de dados foi realizada através da distribuição de um questionário auto-administrado aos pais e cuidadores das crianças.

Resultados: Verificou-se que as crianças mais velhas tinham uma menor adesão a hábitos alimentares saudáveis e uma maior prevalência de atividade física. Os meninos tinham níveis mais elevados de atividade física e maior prevalência de sedentarismo, em comparação com as meninas. A área de residência das crianças foi associada a uma maior prevalência de consumo de fastfood e comportamentos sedentários. Torna-se evidente a necessidade de realizar intervenção sobre os grupos sociais mais vulneráveis para obter a igualdade em saúde de forma mais eficaz. A definição de estratégias de promoção da saúde deve ser seriamente considerada nas comunidades, a fim de melhorar os estilos de vida saudáveis entre as crianças portuguesas e as suas famílias.

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Como Citar

Veiga, N., Pereira, C., Loureiro, R., Amaral, M. O., Coelho, I., & Pereira, J. (2016). Determinantes de saúde numa amostra de crianças Portuguesas. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (1), 77–84. https://doi.org/10.29352/mill0201.06.00100

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde