Qualidade dos cuidados relativos à cirurgia de ambulatório: perspectiva dos utentes

Authors

  • Susana Maria Fernandes S. André Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, Departamento de Enfermagem / Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) - Unidade de Investigação e Desenvolvimento (U&ID), Rua Don João Crisóstomo Gomes de Almeida, nº 102, 3500-843 Viseu, Portugal
  • Ângela Tomás Estudante do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, Escola Superior de Saúde de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu Rua Don João Crisóstomo Gomes de Almeida, nº 102, 3500-843 Viseu, Portugal
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, Departamento de Enfermagem / Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) - Unidade de Investigação e Desenvolvimento (U&ID), Rua Don João Crisóstomo Gomes de Almeida, nº 102, 3500-843 Viseu, Portugal
  • João Duarte Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, Departamento de Enfermagem / Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) - Unidade de Investigação e Desenvolvimento (U&ID), Rua Don João Crisóstomo Gomes de Almeida, nº 102, 3500-843 Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0202e.06

Keywords:

Cirurgia de Ambulatório, Satisfação dos utentes, Qualidade, Atendimento

Abstract

Introdução: Considerando a qualidade como um indicador major da excelência dos cuidados de saúde, os utentes e familiares dos serviços de saúde procedem à avaliação dos cuidados prestados com suporte nos recursos desejados dos próprios cuidados e de acordo com as melhorias que esperam obter no seu estado de saúde.

 

Obetivo: Determinar a qualidade idealizada e percebida dos utentes de Cirurgia de Ambulatório de um Hospital Central.

Métodos: Estudo de natureza descritiva e enfoque transversal, desenvolvido em Portugal.

Participantes: A amostra não probabilística, de 140 utentes, com uma média de idades de 58 anos, possuindo o ensino básico (67.1%) sem actividade laboral (56.9%), auferindo de um rendimento superior a 1000 Euros (77.9.9%), distando do domicilio ao hospital 15Km ou mais (39.3%).

Instrumento de Medida: Questionário (Medical Outcomes Study Social Support Survey) MOS-SSS e o Questionário Service Quality (SERVQUAL).

Resultados: Os resultados mostram que, com excepção dos aspectos físicos em que a qualidade percebida é superior à qualidade idealizada, em todas as restantes variáveis e no global da SERVQUAL, a qualidade percebida (M=90.80) é sempre inferior à qualidade idealizada (M=92.89). Quanto maior o apoio social, maior a qualidade percebida, o valor de alpha geral obtido (0,845) é considerado bom.

Conclusões: Monitorizar a perspectiva dos utentes sobre a qualidade com os cuidados recebidos é uma estratégia fundamental para maximizar a diferenciação e singularidade da assistência prestada nos serviços de saúde e satisfazer de forma holística as necessidades dos utentes.

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Published

2017-07-14

How to Cite

André, S. M. F. S., Tomás, Ângela, Cunha, M., & Duarte, J. (2017). Qualidade dos cuidados relativos à cirurgia de ambulatório: perspectiva dos utentes. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(2e), 73–84. https://doi.org/10.29352/mill0202e.06

Issue

Section

Life and Healthcare Sciences