Compreender as barreiras à participação dos enfermeiros na investigação: uma exploração de fatores constrangedores na Lituânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.38242

Palavras-chave:

investigação em enfermagem; barreiras; barreiras institucionais; identidade profissional

Resumo

Introdução: Os enfermeiros enfrentam barreiras e desafios na participação em investigação científica, com enfoque no fosso entre a investigação e a prática clínica. Embora a investigação em enfermagem seja essencial para melhorar os cuidados aos doentes e reforçar a prática baseada na evidência (EBP), o envolvimento dos enfermeiros na investigação na Lituânia continua a ser limitado.

Objetivo: O estudo pretende explorar as experiências dos enfermeiros em atividades de investigação, identificar os principais obstáculos à sua participação e analisar os fatores que limitam a integração da investigação científica na prática clínica.

Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo através de entrevistas semiestruturadas com 22 enfermeiros de vários setores da saúde. Os dados foram analisados tematicamente, identificando os principais temas relacionados com a identidade profissional, os desafios institucionais e as limitações estruturais na investigação em enfermagem.

Resultados: Os resultados revelam que os enfermeiros enfrentam múltiplos obstáculos, incluindo falta de tempo, carga de trabalho excessiva, competências limitadas em investigação, apoio institucional insuficiente e a posição dominante dos médicos e administradores na investigação académica. Além disso, a fraca cultura de investigação e o baixo prestígio profissional dificultam ainda mais a sua participação.

Conclusão: A participação dos enfermeiros na investigação é limitada por barreiras sistémicas, incluindo políticas pouco claras, apoio institucional insuficiente e financiamento limitado. Restrições hierárquicas marginalizam a investigação em enfermagem, com os médicos a dominarem a academia, enquanto os enfermeiros carecem de papéis de liderança. A fraca integração da identidade profissional, a falta de competências e o baixo incentivo institucional reduzem ainda mais o envolvimento dos enfermeiros na investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aljezawi, M., Al Qadire, M., Alhajjy, M. H., Tawalbeh, L. I., Alamery, A. H., Aloush, S., & Albashtawy, M. (2019). Barriers to integrating research into clinical nursing practice. Journal of Nursing Care Quality, 34(3), E7-E11. https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000371

Alotaibi, K. (2023). Barriers to conducting and publishing research among nursing faculty members at Shaqra University, Saudi Arabia: A qualitative study. Nursing Open, 10(10), 7048-7057. https://doi.org/10.1002/nop2.1963

Brunt, B. A., & Morris, M. M. (2023). Nursing professional development evidence-based practice. In StatPearls. StatPearls Publishing. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36943994/

Clarke, V., & Braun, V. (2017). Thematic analysis. The Journal of Positive Psychology, 12(3), 297-298. https://doi.org/10.1080/17439760.2016.1262613

Devrani, A., Chaudhuri, A. D., & Jose, J. A. (2018). Attitude towards research among nurses: An evaluatory study. International Journal of Nursing & Midwifery Research, 5(3), 41–44. https://doi.org/10.24321/2455.9318.201830

Ghowaidi, M. Y., Hamdi, A. M., Zammar, A. M., Bahari, W. A., Faisal, H. T., Jabbari, M. Y., Almutairi, S. M., Hudays, A. Y., Qohal, A. H., Buraik, O. A., Alsarkhi, O. A., Alotibi, E. A., & Obairy, A. E. (2022). Nursing profession in the light of social perception in the Middle East. Journal of Positive Psychology and Wellbeing, 6(1), 3970-3976. https://journalppw.com/index.php/jppw/article/view/8480/6451

González-García, A., Díez-Fernández, A., Martín-Espinosa, N., Pozuelo-Carrascosa, D. P., Mirón-González, R., & Solera-Martínez, M. (2020). Barriers and facilitators perceived by Spanish experts concerning nursing research: A Delphi study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(9), 3224. https://doi.org/10.3390/ijerph17093224

Hagan, J., & Walden, M. (2017). Development and evaluation of the Barriers to Nurses' Participation in Research Questionnaire at a large academic pediatric hospital. Clinical Nursing Research, 26(2), 157–175. https://doi.org/10.1177/1054773815609889

Khamisa, N., Peltzer, K., Ilic, D., & Oldenburg, B. (2014). Evaluating research recruitment strategies to improve response rates amongst South African nurses. SA Journal of Industrial Psychology, 40(1), 01-07. https://doi.org/10.4102/sajip.v40i1.1172

López-Verdugo, M., Ponce-Blandón, J. A., López-Narbona, F. J., Romero-Castillo, R., & Guerra-Martín, M. D. (2021). Social image of nursing: An integrative review about a yet unknown profession. Nursing Reports, 11(2), 460-474. https://doi.org/10.3390/nursrep11020043

Migowski, S. A., & Migowski, E. (2021). Clinical-academic nursing careers and institutional theory. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 18(5), 33-44. https://doi.org/10.21450/rahis.v18i5.7141

Ministry of Health of the Republic of Lithuania. (2016). National nursing policy guidelines for 2016–2025.

Ministry of Health of the Republic of Lithuania. (2019). Lithuanian Medical Standard MN 28:2019 "General Practice Nurse".

Mulkey, M. A. (2021). Engaging bedside nurses in research and quality improvement: Challenges and solutions. Journal for Nurses in Professional Development, 37(3), 138–142. https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000732

Musumadi, L., Shehab Eddine, I., Al-Qudimat, A., & Mabsout, N. (2023). An assessment of the barriers to research involvement among nurses at a hospital in the Kingdom of Saudi Arabia. Saudi Journal of Nursing and Health Care, 6(3), 45–52. https://doi.org/10.36348/sjnhc.2023.v06i03.006

Ramón, C., Nievas‐Soriano, B. J., García‐González, J., Alarcón‐Rodríguez, R., Requena‐Mullor, M., & Lozano‐Paniagua, D. (2022). Motivation and barriers to research among nursing professionals in Southeast Spain. Healthcare (Basel), 10(4), 675. https://doi.org/10.3390/healthcare10040675

Riklikienė, O. (2018). Lietuvos slaugos istorija, 1918-2018. Sveikatos priežiūros ir farmacijos specialistų kompetencijų centras. https://www.lituanistika.lt/content/75715

Rodríguez-Pérez, M., Mena-Navarro, F., Domínguez-Pichardo, A., & Teresa-Morales, C. (2022). Current social perception of and value attached to nursing professionals' competences: An integrative review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(3), 1817. https://doi.org/10.3390/ijerph19031817

Rojaye, J. O., & Netangaheni, R. T. (2023). Participation of nurses in research development. Health SA Gesondheid, 28(0), a2360. https://doi.org/10.4102/hsag.v28i0.2360

Scala, E., Patterson, B. J., Stavarski, D. H., & Mackay, P. (2019). Engagement in research: A clinical nurse profile and motivating factors. Journal for Nurses in Professional Development, 35(3), 137–143. https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000538

Scott, W. R. (2008). Institutions and organizations: Ideas, interests, and identities (3rd ed.). Sage Publications. https://digitalcommons.usu.edu/unf_research/55/

Sherwood, G. (2024). Reflective practice and knowledge development: Transforming research for a practice-based discipline. International Journal of Nursing Sciences, 11(4), 399–404. https://doi.org/10.1016/j.ijnss.2024.08.002

Sun, C., & Prufeta, P. (2019). Using a Delphi survey to develop clinical nursing research priorities among nursing management. The Journal of Nursing Administration, 49, 156–162. https://doi.org/10.1097/NNA.0000000000000730

Ul Haq, I., Ur Rehman, S., Al-Kadri, H. M., & Farooq, R. K. (2020). Research productivity in the health sciences in Saudi Arabia: 2008-2017. Annals of Saudi Medicine, 40(2), 147–154. https://doi.org/10.5144/0256-4947.2020.147

Vaalburg, A. M., Boersma, P., Wattel, E. M., Hertogh, C. M. P. M., & Gobbens, R. J. J. (2024). Involving nurses in participatory action research: Facilitators and barriers. Journal of Participatory Research Methods, 5(3). https://doi.org/10.35844/001c.123005

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Piscalkiene, V., Mikutaviciene, I., Bartusiene, D., & Navickiene, L. (2025). Compreender as barreiras à participação dos enfermeiros na investigação: uma exploração de fatores constrangedores na Lituânia. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e38242. https://doi.org/10.29352/mill0227.38242

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde