Desenvolvimento intercultural dos estudantes através da Collaborative Online International Learning: um estudo qualitativo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0216e.39172Palavras-chave:
educação a distância; intercâmbio educacional internacional; educação continuada em enfermagem; competência culturalResumo
Introdução: É necessário implementar estratégias de internacionalização no domicílio (IaH) para aumentar as perspectivas interculturais dos futuros enfermeiros e a colaboração entre países de baixo/médio rendimento (LMIC) e países de elevado rendimento (HIC).
Objetivo: Explorar as perspectivas dos estudantes de enfermagem e dos professores sobre os principais contributos culturais adquiridos pelos estudantes que participam no Collaborative Online International Learning (COIL) entre um país de baixo/médio rendimento e um país de elevado rendimento.
Métodos: Estudo qualitativo de carácter exploratório. A análise de conteúdo seguiu o modelo proposto por Bardin: pré-análise, exploração, tratamento, inferência e interpretação dos resultados.
Resultados: Foram identificados os dois temas principais “contributos culturais ao nível das competências sociais” e “conhecimentos específicos sobre a enfermagem praticada em dois países económica e socialmente díspares”, e seis subtemas. As metodologias COIL nos modelos IaH são viáveis para melhorar a consciência intercultural dos estudantes de enfermagem.
Conclusão: Para otimizar o processo pedagógico, os grupos de estudantes internacionais precisam de ser facilitados pelos professores. A aprendizagem virtual através das redes sociais pode melhorar as competências interculturais dos estudantes de enfermagem.
Downloads
Referências
Anton-Solanas, I., Tambo-Lizalde, E., Hamam-Alcober, N., Vanceulebroeck, V., Dehaes, S., Kalkan, I., Komurcu, N., Coelho, M., Coelho, T., Casa Nova, A., Cordeiro, R., Sagarra-Romero, L., Subiron-Valera, A. B., & Huercanos-Esparza, I. (2021). Nursing students' experience of learning cultural competence. PLoS One, 16(12), e0259802. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0259802
Bardin, L. (2011). Content analysis (5th ed ed.). Ed. 70.
Breistig, S., Alfsvåg, L. S., Yonathan, S., Kittilsen, T., & Kvilhaugsvik, B. (2021). Students and teachers from Madagascar and Norway used Facebook to collaborate. Sykepleien Forskning. https://doi.org/10.4220/Sykepleiens.2021.85874
Cagiltay, K., Bichelmeyer, B., & Kaplan, G. (2015). Working with multicultural virtual teams: critical factors for facilitation, satisfaction and success. Smart Learning Environments, 2, 11. https://doi.org/10.1186/s40561-015-0018-7
Carlson, E., Stenberg, M., Chan, B., Ho, S., Lai, T., Wong, A., & Chan, E. A. (2017). Nursing as universal and recognisable: Nursing students'perceptions of learning outcomes from intercultural peer learning webinars: A qualitative study. Nurse Educ Today, 57, 54-59. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.07.006
Chan, E. A., & Nyback, M. H. (2015). A virtual caravan--A metaphor for home-internationalization through social media: A qualitative content analysis. Nurse Educ Today, 35(6), 828-832. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.01.024
Chu, S. K. W., Reynolds, R. B., Tavares, N. J., Notari, M., & Lee, C. W. Y. (2017). 21st Century Skills Development Through Inquiry Based Learning. From Theory to Practice. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-981-10-2481-8
Diku. (2019). Strategies for internationalization of Norwegian universities and university colleges. Downloaded 24.01.2022 from. The Norwegian Agency for International Cooperation and Quality Enhancement in Higher Education.
Diku. (2021). About Diku. The Norwegian Agency for International Cooperation and Quality Enhancement in Higher Education. https://diku.no/en/about-diku
Engebretsen, E., Umachandran, P., Ødemark, J., & Greenhalgh, T. (2022). In what ways do cultural contexts influence the knowledge translation process for health decision-making and what are the implications for policy and practice? In Health Evidence Network Synthesis Report, No. 76. https://iris.who.int/handle/10665/363550
Harrison, R., Iqbal, M. P., Chitkara, U., Adams, C., Chauhan, A., Mitchell, R., Manias, E., Alston, M., & Hadley, A. M. (2024). Approaches for enhancing patient-reported experience measurement with ethnically diverse communities: a rapid evidence synthesis. Int J Equity Health, 23(1), 26. https://doi.org/10.1186/s12939-024-02107-5
Jongen, C., McCalman, J., & Bainbridge, R. (2018). Health workforce cultural competency interventions: a systematic scoping review. BMC Health Serv Res, 18(1), 232. https://doi.org/10.1186/s12913-018-3001-5
Jordan, K. (2023). How can messaging apps, WhatsApp and SMS be used to support learning? A scoping review. Technology, Pedagogy and Education, 32(3), 275-288. https://doi.org/10.1080/1475939X.2023.2201590.
Koul, R. B., Sheffield, R., & McIlvenny, L. (2021). Teaching 21st Century Skills Using STEM Makerspaces. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-4361-3
Krueger, R. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research (5th ed ed.). Sage publications.
Leung, A. K. Y., & Chiu, C. (2010). Multicultural experience, idea receptiveness, and creativity. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41(5-6), 723-741. https://doi.org/10.1177/0022022110361707
Malopinsky, L., & Osman, G. (2008). Cross-cultural online collaboration: Challenges and strategies. In G. Kanselaar, V. Jonker, P. A. Kirschner, & F. J. Prins (Eds.), International Perspectives in the Learning Sciences: Cre8ing a learning world. Proceedings of the Eighth International Conference for the Learning Sciences – ICLS 2008 (Vol. 3, pp. 83-84). International Society of the Learning Sciences.
Malterud, K. (2017). Qualitative research methods for medicine and health subjects (U. T. U. Press), 4th edition.
Morley, D. A., & Cunningham, S. (2021). The international focus-A neglected curriculum in global undergraduate nursing. Nurse Educ Pract, 54, 103101. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103101
Nagarajan, S., & McAllister, L. (2015). Internationalisation of curriculum at home: Imperatives, opportunities and challenges for allied health education. Journal of Teaching and Learning for Graduate Employability, 6, 88–109. https://doi.org/10.3316/informit.174695496552346
O'Connor, S., Jolliffe, S., Stanmore, E., Renwick, L., Schmitt, T., & Booth, R. (2017). A mixed study systematic review of social media in nursing and midwifery education: Protocol. J Adv Nurs, 73(8), 1989-1996. https://doi.org/10.1111/jan.13310
Organisation for Economic Co-operation and Development, O. (2018). Preparing our youth for an inclusive and sustainable world. https://www.oecd.org/education/Global-competency-for-an-inclusive-world.pdf
Rathod, S., Pinninti, N., Irfan, M., Gorczynski, P., Rathod, P., Gega, L., & Naeem, F. (2017). Mental Health Service Provision in Low- and Middle-Income Countries. Health Serv Insights, 10, 1178632917694350. https://doi.org/10.1177/1178632917694350
Rubin, J., & Guth, S. (2015). Collaborative Online Learning: An Emerging Format for Internationalizing Curricula. In M. a. Simon (Ed.), Globally Networked Teaching in the Humanities (1st Edition ed., pp. 15-27). Routledge.
Tong, A., Sainsbury, P., & Craig, J. (2007). Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care, 19(6), 349-357. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
Trilling, B., & Fadel, C. (2009). 21st Century Skills: Learning for Life in Our Times. CA: John Wiley & Sons.
Truong, M., Paradies, Y., & Priest, N. (2014). Interventions to improve cultural competency in healthcare: a systematic review of reviews. BMC Health Serv Res, 14, 99. https://doi.org/10.1186/1472-6963-14-99
Wihlborg, M., Friberg, E. E., Rose, K. M., & Eastham, L. (2018). Facilitating learning through an international virtual collaborative practice: A case study. Nurse Educ Today, 61, 3-8. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.10.007
Wimpenny, K., Beelen, J., & King, V. (2020). Academic development to support the internationalization of the curriculum (IoC): a qualitative research synthesis. International Journal for Academic Development, 218-231. https://doi.org/10.1080/1360144X.2019.1691559
Wimpenny, K., J., B., Hindrix, K., King, V., & Sjoer, E. (2021). Curriculum internationalization and the ‘decolonizing academic’. Higher Education Research & Development, 1-16. https://doi.org/10.1080/07294360.2021.2014406
Wu, A., Maddula, V., Singh, J., Sagoo, M. G., Chien, C. L., Wingate, R., Kielstein, H., Traxler, H., Brassett, C., Waschke, J., Vielmuth, F., Sakurai, T., Zeroual, M., Olsen, J., El-Batti, S., Viranta-Kovanen, S., Kitahara, S., Keay, K., Kunzel, C., Bernd, P., & Noel, G. (2021). Alternatives to Student Outbound Mobility-Improving Students' Cultural Competency Skills Online to Improve Global Health Without Travel. Med Sci Educ, 31(4), 1441-1451. https://doi.org/10.1007/s40670-021-01332-9
Xu, Y. Y., Sawadogo-Lewis, T., King, S. E., Mitchell, A., & Roberton, T. (2021). Integrating nutrition into the education sector in low- and middle-income countries: A framework for a win-win collaboration. Matern Child Nutr, 17(3), e13156. https://doi.org/10.1111/mcn.13156
Yates, J. F., & de Oliveira, S. (2016). Culture and decision making. Organ Behav Hum Decis Process, 136, 106-118. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.05.003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)