Empoderamento da comunidade escolar para a literacia em saúde dos jovens: scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0227.40142

Palavras-chave:

enfermagem em saúde comunitária; literacia em saúde; empoderamento; serviço de saúde escolar

Resumo

Introdução: O crescente volume migratório de jovens é um desafio para as politicas de saúde. A literatura aponta o contexto escolar como  fundamental para promoção da literacia em saúde, desenvolvendo as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação para a tomada de decisão nos jovens. A comunidade escolar assume-se como determinante e impulsionadora de estratégias de empoderamento para a literacia em saúde dos jovens.

Objetivo: Mapear os contributos da comunidade escolar no processo de tomada de decisão em saúde dos jovens autóctones e migrantes.

Métodos: Revisão Scoping, conforme o referencial de Joanna Briggs Institute. Foram realizadas pesquisas nas plataformas CINAHL via EBSCO, PUBMED, COCHRANE, Scielo, Lilacs, RCAAP, B-ON e Google Académico. Como critérios de inclusão define-se: docentes/não docentes,literacia em saúde e 3ºciclo de ensino na escola.  Não foram considerados limites temporais para a pesquisa. A análise dos artigos, extração e síntese dos dados foi desenvolvida por três revisores.

Resultados: Cinco artigos foram incluidos na revisão, todos enfatizam o papel dos docentes/não docentes junto dos jovens migrantes. Da análise dos artigos emergiram três temas: envolvimento dos docentes, relação de confiança com os jovens e conhecimento e capacidade de liderança dos docentes.

Conclusão: A sinergia entre as influências dos docentes e não docentes, é essencial para capacitar os jovens, promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Miranda, J., Afonso, C., & Spínola, A. (2025). Empoderamento da comunidade escolar para a literacia em saúde dos jovens: scoping review . Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(27), e40142. https://doi.org/10.29352/mill0227.40142

Edição

Secção

Ciências da vida e da saúde