Empoderamento da comunidade escolar para a literacia em saúde dos jovens: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.40142Palavras-chave:
enfermagem em saúde comunitária; literacia em saúde; empoderamento; serviço de saúde escolarResumo
Introdução: O crescente volume migratório de jovens é um desafio para as politicas de saúde. A literatura aponta o contexto escolar como fundamental para promoção da literacia em saúde, desenvolvendo as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação para a tomada de decisão nos jovens. A comunidade escolar assume-se como determinante e impulsionadora de estratégias de empoderamento para a literacia em saúde dos jovens.
Objetivo: Mapear os contributos da comunidade escolar no processo de tomada de decisão em saúde dos jovens autóctones e migrantes.
Métodos: Revisão Scoping, conforme o referencial de Joanna Briggs Institute. Foram realizadas pesquisas nas plataformas CINAHL via EBSCO, PUBMED, COCHRANE, Scielo, Lilacs, RCAAP, B-ON e Google Académico. Como critérios de inclusão define-se: docentes/não docentes,literacia em saúde e 3ºciclo de ensino na escola. Não foram considerados limites temporais para a pesquisa. A análise dos artigos, extração e síntese dos dados foi desenvolvida por três revisores.
Resultados: Cinco artigos foram incluidos na revisão, todos enfatizam o papel dos docentes/não docentes junto dos jovens migrantes. Da análise dos artigos emergiram três temas: envolvimento dos docentes, relação de confiança com os jovens e conhecimento e capacidade de liderança dos docentes.
Conclusão: A sinergia entre as influências dos docentes e não docentes, é essencial para capacitar os jovens, promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente.
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