Aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0227.40890Palavras-chave:
enfermagem; educação em enfermagem; aprendizagem baseada em problemas; competência profissionalResumo
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas é um método ativo de aprendizagem, centrado no estudante, que a partir da análise de situações-problema, desenvolve competências de tomada de decisão.
Objetivo: Analisar o contributo da Aprendizagem Baseada em Problemas no desenvolvimento de competências do domínio da prestação e gestão de cuidados do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais, na perspetiva de estudantes de enfermagem.
Métodos: Estudo quantitativo, prospetivo, descritivo e transversal, numa amostra de 96 estudantes que realizaram uma análise crítica e reflexiva de uma Situação Problema. Os dados foram recolhidos através de um questionário digital com recurso a uma escala de pontuação tipo Likert.
Resultados: Esta metodologia contribuiu de uma forma mais expressiva para a aplicação do pensamento crítico e das técnicas de resolução de problemas, para a tomada de decisões fundamentadas relativas aos cuidados prestados, para uma visão holística do indivíduo, para o reconhecimento do potencial da educação para a saúde, para a documentação do processo de cuidados e para a utilização de instrumentos de avaliação para identificação de riscos reais e potenciais.
Conclusão: Com o presente estudo verificou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas é uma estratégia de aprendizagem que contribui de uma forma expressiva para o desenvolvimento de competências para a prestação e gestão de cuidados dos futuros Enfermeiros de Cuidados Gerais.
Downloads
Referências
Allert, C., Dellkvist, H., Hjelm, M., & Andersson, E. K. (2022). Nursing students’ experiences of applying problem-based learning to train the core competence teamwork and collaboration: An interview study. Nursing Open, 9(1), 569–577. https://doi.org/10.1002/nop2.1098
Amakali, K. (2012). Motivations for the use of problem-based learning (PBL) for preparation of undergraduate nursing students for professional competences: A literature review. International Journal of Nursing Science, 2(5), 53–57. https://doi.org/10.5923/j.nursing.20120205.02
Carramate, L. F. N. D., Rodrigues, A., Simões, J. L., Sá-Couto, P., Pereira, R. M., Pinto, S., & De Francesco, S. (2020). Simulation of image-guided intervention in medical imaging education. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, 51(2), 235–240. https://doi.org/10.1016/j.jmir.2019.12.007
Hilda, Supriadi, Widiastuty, H. P., Arsyawina, & Mallongi, A. (2023). Development of patient safety management learning model based on problem-based learning integrated soft skill higher level thinking for health students in Samarinda. Pharmacognosy Journal, 15(2), 418–423. https://doi.org/10.5530/pj.2023.15.65
Jamshidi, H., Hemmati Maslakpak, M., & Parizad, N. (2021). Does problem-based learning education improve knowledge, attitude, and perception toward patient safety among nursing students? A randomized controlled trial. BMC Nursing, 20(1), Article 131. https://doi.org/10.1186/s12912-021-00588-1
Kong, L., Qin, B., Zhou, Y., Mou, S., & Gao, H. (2014). The effectiveness of problem-based learning on development of nursing students’ critical thinking: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Studies, 51(3), 291–303. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2013.06.009
Ku, T. K., & Ha, M. (2016). The application of problem-based learning in undergraduate nursing education: A strategy for curriculum reform. Journal of Biosciences and Medicines, 4(6), 52–59. https://doi.org/10.4236/jbm.2016.46008
Li, Y., Wang, X., Zhu, X. R., Zhu, Y. X., & Sun, J. (2019). Effectiveness of problem-based learning on the professional communication competencies of nursing students and nurses: A systematic review. Nurse Education in Practice, 37, 45–55. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.015
Lira, A. L. B. de C., & Lopes, M. V. de O. (2011). Nursing diagnosis: Educational strategy based on problem-based learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 19(4), 936–943. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400012
Mendes, M. G. S., Martins, C. A., Augusto, C., Silva, M. J., & Vilaça, S. (2012). Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de enfermagem em ensino clínico. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, 5, 227–240. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/20513
Ordem dos Enfermeiros. (2012). Regulamento do perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8910/divulgar-regulamento-do-perfil_vf.pdf
Pires, S., Monteiro, S., Pereira, A., Chaló, D., Melo, E., & Rodrigues, A. (2017). Non-technical skills assessment for prelicensure nursing students: An integrative review. Nurse Education Today, 58, 19–24. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.07.015
Putri, S. T., & Sumartini, S. (2021). Integrating peer learning activities and problem-based learning in clinical nursing education. Journal of Medical Education and Curricular Development, 7, 1–7. https://doi.org/10.1177/23779608211000262
Rodrigues, P. S., Marin, M. J. S., Souza, A. P., Vernasque, J. R. da S., Grandin, G. M., Almeida, K. R. V. de, & Oliveira, C. S. R. de. (2024). Perspectivas de estudantes e egressos sobre a aprendizagem baseada em problemas na formação de enfermeiros. Ciência & Saúde Coletiva, 29(8), e06042024. https://doi.org/10.1590/1413-81232024298.06042024
Rudberg, S. L., Westerbotn, M., Sormunen, T., Scheja, M., & Lachmann, H. (2022). Undergraduate nursing students’ experiences of becoming a professional nurse: A longitudinal study. BMC Nursing, 21, Article 207. https://doi.org/10.1186/s12912-022-01002-0
Santos, M. Z., Otani, M. A. P., Tonhom, S. F. da R., & Marin, M. J. S. (2019). Degree in nursing: Education through problem-based learning. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(4), 1071–1077. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0298
Sardo, P. M. G., & Dal Sasso, G. T. M. (2008). Problem-based learning in cardiopulmonary resuscitation: Basic life support. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 42(4), 784–792. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400023
Sharma, S., Saragih, I. D., Tarihoran, D. E. T. A. U., & Chou, F. H. (2023). Outcomes of problem-based learning in nurse education: A systematic review and meta-analysis. Nurse Education Today, 120, 105631. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105631
Shin, I. S., & Kim, J. H. (2013). The effect of problem-based learning in nursing education: A meta-analysis. Advances in Health Sciences Education, 18(5), 1103–1120. https://doi.org/10.1007/s10459-012-9436-2
Silva, E. S., Dias, B. J. C., Souza, J. L. M., & Lima, M. S. de. (2019). Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: Um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, 2(4), 2525–2529. https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-024
Universidade de Aveiro. (2024). Programa de formação e atualização pedagógica - inovação pedagógica. https://www.ua.pt/pt/inovacaopedagogica/page/25407
Üstün, B. (2006). Communication skills training as part of a problem-based learning curriculum. Journal of Nursing Education, 45(10), 421–424. https://doi.org/10.3928/01484834-20061001-07
Wei, B., Wang, H., Li, F., Long, Y., Zhang, Q., Liu, H., Tang, X., & Rao, M. (2024). Effectiveness of problem-based learning on development of nursing students’ critical thinking skills: A systematic review and meta-analysis. Nurse Educator, 49(3), E115–E119. https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000001548
Wosinski, J., Belcher, A. E., Dürrenberger, Y., Allin, A. C., Stormacq, C., & Gerson, L. (2018). Facilitating problem-based learning among undergraduate nursing students: A qualitative systematic review. Nurse Education Today, 60, 67–74. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.015
Zhang, W., & Wilkinson, J. M. (2014). Problem-based learning in nursing education. Advances in Nursing, 2014, Article ID 125707. https://doi.org/10.1155/2014/125707
Zheng, S., Zhang, M., Zhao, C., Wang, H., Sun, D., Xu, J., & Meng, Y. (2021). The effect of PBL combined with comparative nursing rounds on the teaching of nursing for traumatology. American Journal of Translational Research, 13(4), 3618–3625. http://www.ajtr.org
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)

