Inovação como catalisador para a criação de valor no turismo, gastronomia e vinhos
DOI:
https://doi.org/10.29352/mill0219e.41631Resumo
O vinho e a gastronomia têm assumido nos últimos anos um papel de relevo no desenvolvimento regional, contribuindo largamente para o crescimento do setor turístico. Sempre a caminharem de mãos dadas estes dois produtos refletem muito daquilo que é a cultura portuguesa, através de sabores e saberes ancestrais. O turista é envolvido em histórias que o levam a conhecer não somente a gastronomia e os vinhos, mas todo um território e a arte de fazer saber.
Cada vez mais, os turistas procuram experiências concretas de aprendizagem, onde a gastronomia desempenha um papel predominante e central (Jong & Varley, 2017). O turismo gastronómico e o enoturismo oferecem um conjunto diversificado de experiências, incluindo visitas a mercados locais, participação em eventos e festivais gastronómicos, refeições em restaurantes, participação em workshops, realização de rotas gastronómicas, visitas a quintas de enoturismo, provas de vinhos e refeições de harmonização entre comida e vinho.
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Referências
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