Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundária

Authors

  • Cláudia Rafaela Costa Martins
  • Emanuel Marques Violante
  • Filomena de Jesus Oleiro Torres Gato

Keywords:

stresse ocupacional, docentes, estratégias de coping

Abstract

Neste estudo procurou verificar-se a existência de fontes de stresse nos docentes de uma escola secundária e proporcionar uma reflexão acerca das estratégias utilizadas para prevenir ou combater situações de stresse ocupacional. Após a aplicação do Questionário Sociodemográfico, elaborado pelos autores deste estudo, e da Escala Portuguesa de Stresse Ocupacional – versão para Docência – EPSO-D, de Mota Cardoso et al., 2002, a 80 docentes, a análise dos resultados permite concluir a existência de stresse ocupacional, aproximando-se os valores obtidos aos da média da população portuguesa encontrados por Mota-Cardoso e colaboradores (2002). Consideram-se inovadores e pertinentes os resultados encontrados relativamente às variáveis „gosto pela cidade em que trabalha‟, „mudanças de local de trabalho‟ e „docência em cursos profissionais ou, simultaneamente, em cursos profissionais e científico-humanísticos‟, visto que influenciam os níveis de stresse.

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Published

2016-02-01

How to Cite

Martins, C. R. C., Violante, E. M., & Gato, F. de J. O. T. (2016). Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundária. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (48), 135–155. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8098

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