Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundária
Palabras clave:
stresse ocupacional, docentes, estratégias de copingResumen
Neste estudo procurou verificar-se a existência de fontes de stresse nos docentes de uma escola secundária e proporcionar uma reflexão acerca das estratégias utilizadas para prevenir ou combater situações de stresse ocupacional. Após a aplicação do Questionário Sociodemográfico, elaborado pelos autores deste estudo, e da Escala Portuguesa de Stresse Ocupacional – versão para Docência – EPSO-D, de Mota Cardoso et al., 2002, a 80 docentes, a análise dos resultados permite concluir a existência de stresse ocupacional, aproximando-se os valores obtidos aos da média da população portuguesa encontrados por Mota-Cardoso e colaboradores (2002). Consideram-se inovadores e pertinentes os resultados encontrados relativamente às variáveis „gosto pela cidade em que trabalha‟, „mudanças de local de trabalho‟ e „docência em cursos profissionais ou, simultaneamente, em cursos profissionais e científico-humanísticos‟, visto que influenciam os níveis de stresse.Descargas
Citas
- Aronsson, G., Sevensson, L. & Gustafsson, K. (2003). Unwinding, recuperation, and health among compulsory school and high school teachers in Sweden. International Journal of Stresse Management, 10, 217-234.
- Brown, M. & Ralph, S. (1998). The identification of Stresse in teachers. In J. Dunham e V. Varma (Eds.), Stresse in teachers: Past, present and future (pp. 37-56). London: Whurr.
- Burke, R. J., Greenglass, E. R. & Schwarzer, R. (1996). Predicting teacher burnout over time: Effects of work Stresse, social support, and self-doubts and its consequences. Anxiety, Stresse and Coping, 9, 261-275.
- Buunk, A. P., Peíró, J. M., Rodríguez, I. & Bravo, M. J. (2007). A Loss of Status and a Sense of Defeat: An Evolutionary Perspective on Professional Burnout. European Journal of Personality, 21, 471-485.
- Caeiro, R.M. (2010). Stresse ocupacional e avaliação de desempenho nos professores: contributos para uma psicodinâmica do trabalho. Dissertação orientada pelo Prof. Doutor João Justo. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Disponível em <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2814/1/ulfp037524_tm.pdf>.
- Cruz, J. F. (1989). Stresse e crenças irracionais nos professores: Um estudo preliminar. In J. F. Cruz, R. A. Gonçalves e P. P. Machado (Eds.), Psicologia e educação: investigação e intervenção (pp. 315-325). Porto: Afrontamento.
- DeFrank, R. S. & Stroup, C.A. (1989). Teacher Stresse and Health: Examination of a Model. Journal of Psychosomatic Research, 33(1), 99-109.
- Dunham, J. (1992). Stresse in Teaching. London: Routledge.
- Dunham, J. & Varma, V. (Eds.) (1998). Stresse in teachers: Past, presente and future. London: Whurr.
- EASHW - European Agency for Safety and Health at Work (2009). OSH in figures: Stresse at work — facts and figures. Office for Official Publications of the European Communities. Luxembourg. Disponível em <https://osha.europa.eu/en/publications/reports/TE-81-08-478-EN-C_OSH_in_figures_stress_at_work>.
- Gomes, A. R., Silva, M. J., Mourisco, S., Mota, A. & Montenegro, N. (2006). Problemas e desafios no exercício da actividade docente: um estudo sobre o Stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário. Revista Portuguesa de Educação, 19, 67-93.
- Gomes, A. R., Montenegro, N., Peixoto, A. M. & Peixoto, A. R. (2010). Stresse ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3ºciclo e ensino secundário. Psicologia & Sociedade; 22(3), 587-597.
- Guandapur, S. & Rehman, R. (2008). Gender differences in the prevalence of occupational Stresse among gomal university teaching staff. The New Educational Review, 15(2), 246-264.
- Gore, S. (1987). Perspectives on Social Support and Research on Stress Moderating Processes. In: Ivancevich, J.M. & Ganster, D.C.. Job Stress: From Theory to Suggestion. New York: The Haworth Press.
- Kyriacou, C. (1987). Teacher Stresse and Burnout: An International Review. Educacional Research, 29(2), 146-152.
- Kyriacou, C. (1998). Teacher Stresse: Past and Present. In J. Dunham e V. Varma (Eds.). Stresse in teachers: Past, present and future (pp. 1-13). London: Whurr.
- Kyriacou, C. (2000). Stresse-busting for teachers. Cheltenham: Stanley Thornes.
- Kyriacou, C. & Sutcliffe, J. (1979). Teacher Stresse and Satisfaction. Educacional Research, 21(2), 89-96.
- Melo, B. T., Gomes, A. R. & Cruz, J. F. A. (1997). Stresse Ocupacional em Profissionais da Saúde e do Ensino. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 2, 53-72. Disponível em <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5350/1/Melo,Gomes%2526Cruz-SO-Revista-UM.pdf>.
- Montalvo, A., Bair, J. H. & Boor, M. (1995). Teacher´s Perceptions of Occupational Stress Factors. Psychological Reports, 76, 846.
- Mota-Cardoso, R.; Araújo, A., Ramos, R. C., Gonçalves, G. & Ramos, M. (2002). O Stresse nos Professores Portugueses: Estudo IPSSO 2000. Porto: Porto Editora.
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (1981). Emploi et Conditions de Travail des Enseignants. Genève: Bureau International du Travail.
- Parkes, K. R. (1994). Personality and coping as moderator of work stress process: Models, methods and measures. Work & Stress, 8, 110-129.
- Pinto, A. M., Lima, M. L. & Silva, A. L. (2005). Fuentes de estrés, burnout y estrategias de coping en profesores portugueses. Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones, 21, 125-143.
- Pullis, M. (1992). An analysis of the occupational Stresse of teachers of the behaviorally disordered: Sources, effects, and strategies for coping. Behavioral Disorders, 17, 191.201.
- Ramos, M. (2001). Desafiar o Desafio. Lisboa: Editora RH.
- Rita, J. S., Patrão, I. & Sampaio, D. (2010). Burnout, Stress Profissional e Ajustamento Emocional em Professores Portugueses do Ensino Básico e Secundário. Actas do VII do Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 1151-1161. Braga: Universidade do Minho.
- Sann, U. (2003). Job conditions and wellness of german secondary scholl teachers. Psychology and Health, 18, 489-500.
- Terry, D. (1994). Determinants of coping: the role of stable and situational factors. Journal of Personality and Social Psychology, 66, 895-910.
- Travers, C. J. & Cooper, C. L. (1996). Teachers under pressure: Stresse in the teaching profession. London: Routledge.
- Vandenberghe, R. & Huberman, A. M. (Eds.) (1999). Understanding and preventing teacher burnout: A sourcebook of international research and practice. Cambridge: Cambridge University Press.
- Zautra, A. J. & Wrabetz, A.B. (1991). Coping success and its relationship to psychological distress for older adults. Journal of Personality and Social Psychology, 61, 801-810.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que sometan propuestas para esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los artículos serán publicados según la licencia Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conforme el régimen open-access, sin cualquier coste para el autor o para el lector.
b) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, se permite la divulgación libre del trabajo, desde que sea correctamente atribuida la autoría y la publicación inicial en esta revista.
c) Los autores están autorización para firmar contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial e esta revista.
d) Los autores tienen permiso y son alentados a publicar y distribuir su trabajo on-line (ej.: en repositorios instituciones o en su página personal) ya que eso podrá generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.
Documentos necesarios para la sumisión
Plantilla del artículo (formato editable)