Estudo de Mercado sobre a Aceitação de um Novo Sabonete de Vinho do Porto
Keywords:
Vinho do Porto, sabonete, consumidores, análise sensorialAbstract
O vinho do Porto é um dos principais produtos
Portugueses exportados sendo consumido atualmente em
quase todo o mundo. Este facto deve-se à sua elevada
qualidade e às suas características próprias que fazem dele um
vinho inconfundível e histórico e sem dúvida uma referência
mundial na área da e da enologia. Este trabalho teve como
intuito o desenvolvimento de um produto, neste caso, um
sabonete a partir do vinho do Porto. Para a sua produção
utilizou-se como base glicerina sólida, creme hidratante sem
odor, com o objetivo de conferir propriedades hidratantes, e
essência de sândalo, que vai conferir ao sabonete um odor
agradável e duradouro na pele. Através da análise sensorial
foram comparadas duas amostras com a mesma composição
básica, diferindo apenas porque uma delas continha vinho do
Porto e a outra não. Confirmou-se que os consumidores têm
uma preferência pelo sabonete elaborado a partir do vinho do
Porto.
Downloads
References
- Alves, I., Rezende, S. O., Neto, O. J. D. O., Drees, C. & Santana, R. (2007). Aplicação do modelo e análise
SWOT no diagnóstico estratégico de uma propriedade rural especializada em recria e engorda de bovinos de
corte. Revista Administra-Ação, 4: 22-39.
- Barboza, L. M. V., Freitas, R. J. S. & Waszczynskyj, N. (2003). Desenvolvimento de produtos e análise
sensorial. Brasil alimentos, 18: 34-35.
- Brito, C. (1996). O Sector do Vinho do Porto numa Perspectiva Interorganizacional. Douro–Estudos &
Documentos, 1(2): 265-271.
- Costa, A. & Dolgner, M. D. R. (2003). Enquadramento legal do enoturismo. Atas do 1º Encontro do
Turismo em Espaço Rurais e Naturais. Coimbra: Escola Superior Agrária de Coimbra.
- Jurica, B. & Worsley, A. (1998) Consumers' attitudes towards imported food products. Food Quality and
Preference, 9(6): 431-441.
- Machado, R. T. M.. (2005). Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Fundação de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal de Lavras, Brasil.
- Pereira, G. M. (2005). O Vinho do Porto: entre o artesanato e a agroindústria. Revista da Faculdade de
Letras: História: 185-192.
- Pires, A. M. (2005). O valor a partir da informação financeira. Um caso particular da “imagem fiel”: o
sector do Vinho do Porto. Tese de Doutoramento em Gestão e Administração de Empresas – especialização
em Contabilidade. Universidad de Valladolid, Espanha.
- Rojo, F. J. G. (1998). Pesquisa: o comportamento do consumidor nos supermercados. Revista de
Administração de Empresas, 38(3): 16-24.
- Simões, O. (2003). A regulação do mercado do vinho em Portugal: uma análise de longo prazo. Atas do V
Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais, Bragança.
- Simões, O. (2008). Enoturismo em Portugal: as rotas de vinho. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio
Cultural. Turismo Gastronómico y Enoturismo. Número Especial, 6(2): 269-279.
- Wright, P., Parnell, J. & Kroll, M. J. (2000) Administração estratégica: conceitos. Atlas: S. Paulo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)