Estudo de Mercado sobre a Aceitação de um Novo Sabonete de Vinho do Porto

Authors

  • Raquel Guiné
  • Natália Ferraz
  • Ana Mesquita
  • Guilherme Gouveia
  • Paulo Almeida

Keywords:

Vinho do Porto, sabonete, consumidores, análise sensorial

Abstract

O vinho do Porto é um dos principais produtos
Portugueses exportados sendo consumido atualmente em
quase todo o mundo. Este facto deve-se à sua elevada
qualidade e às suas características próprias que fazem dele um
vinho inconfundível e histórico e sem dúvida uma referência
mundial na área da e da enologia. Este trabalho teve como
intuito o desenvolvimento de um produto, neste caso, um
sabonete a partir do vinho do Porto. Para a sua produção
utilizou-se como base glicerina sólida, creme hidratante sem
odor, com o objetivo de conferir propriedades hidratantes, e
essência de sândalo, que vai conferir ao sabonete um odor
agradável e duradouro na pele. Através da análise sensorial
foram comparadas duas amostras com a mesma composição
básica, diferindo apenas porque uma delas continha vinho do
Porto e a outra não. Confirmou-se que os consumidores têm
uma preferência pelo sabonete elaborado a partir do vinho do
Porto.

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Published

2016-02-01

How to Cite

Guiné, R., Ferraz, N., Mesquita, A., Gouveia, G., & Almeida, P. (2016). Estudo de Mercado sobre a Aceitação de um Novo Sabonete de Vinho do Porto. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (46), 97‐106. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8143

Issue

Section

Articles