Estudo de Mercado sobre a Aceitação de um Novo Sabonete de Vinho do Porto
Palavras-chave:
Vinho do Porto, sabonete, consumidores, análise sensorialResumo
O vinho do Porto é um dos principais produtos
Portugueses exportados sendo consumido atualmente em
quase todo o mundo. Este facto deve-se à sua elevada
qualidade e às suas características próprias que fazem dele um
vinho inconfundível e histórico e sem dúvida uma referência
mundial na área da e da enologia. Este trabalho teve como
intuito o desenvolvimento de um produto, neste caso, um
sabonete a partir do vinho do Porto. Para a sua produção
utilizou-se como base glicerina sólida, creme hidratante sem
odor, com o objetivo de conferir propriedades hidratantes, e
essência de sândalo, que vai conferir ao sabonete um odor
agradável e duradouro na pele. Através da análise sensorial
foram comparadas duas amostras com a mesma composição
básica, diferindo apenas porque uma delas continha vinho do
Porto e a outra não. Confirmou-se que os consumidores têm
uma preferência pelo sabonete elaborado a partir do vinho do
Porto.
Downloads
Referências
- Alves, I., Rezende, S. O., Neto, O. J. D. O., Drees, C. & Santana, R. (2007). Aplicação do modelo e análise
SWOT no diagnóstico estratégico de uma propriedade rural especializada em recria e engorda de bovinos de
corte. Revista Administra-Ação, 4: 22-39.
- Barboza, L. M. V., Freitas, R. J. S. & Waszczynskyj, N. (2003). Desenvolvimento de produtos e análise
sensorial. Brasil alimentos, 18: 34-35.
- Brito, C. (1996). O Sector do Vinho do Porto numa Perspectiva Interorganizacional. Douro–Estudos &
Documentos, 1(2): 265-271.
- Costa, A. & Dolgner, M. D. R. (2003). Enquadramento legal do enoturismo. Atas do 1º Encontro do
Turismo em Espaço Rurais e Naturais. Coimbra: Escola Superior Agrária de Coimbra.
- Jurica, B. & Worsley, A. (1998) Consumers' attitudes towards imported food products. Food Quality and
Preference, 9(6): 431-441.
- Machado, R. T. M.. (2005). Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Fundação de
Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal de Lavras, Brasil.
- Pereira, G. M. (2005). O Vinho do Porto: entre o artesanato e a agroindústria. Revista da Faculdade de
Letras: História: 185-192.
- Pires, A. M. (2005). O valor a partir da informação financeira. Um caso particular da “imagem fiel”: o
sector do Vinho do Porto. Tese de Doutoramento em Gestão e Administração de Empresas – especialização
em Contabilidade. Universidad de Valladolid, Espanha.
- Rojo, F. J. G. (1998). Pesquisa: o comportamento do consumidor nos supermercados. Revista de
Administração de Empresas, 38(3): 16-24.
- Simões, O. (2003). A regulação do mercado do vinho em Portugal: uma análise de longo prazo. Atas do V
Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais, Bragança.
- Simões, O. (2008). Enoturismo em Portugal: as rotas de vinho. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio
Cultural. Turismo Gastronómico y Enoturismo. Número Especial, 6(2): 269-279.
- Wright, P., Parnell, J. & Kroll, M. J. (2000) Administração estratégica: conceitos. Atlas: S. Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)