Nota breve sobre o conceito de média

  • Hélio Bernardo Lopes

Abstract

O conceito de média surge de modo abundante na disciplina de Métodos Estatísticos, presente em muitos cursos de licenciatura de instituições de ensino superior.
Surge, de igual modo, em domínios onde a noção de acaso está ausente, mas onde o conceito de média continua a ser essencial no tratamento de dados ligados a determinadas grandezas. 

A tendência para a utilização de modelos quantitativos, em número cada vez maior, em domínios do saber, determinou a necessidade de colher quantidades, sempre mais vastas, de informação numérica, acompanhadas do correspondente tratamento. 

Nos fenómenos estudados que assumem carácter aleatório, procede-se ao correspondente estudo através de amostragem adequada, que possa servir de base a inferências úteis.
É neste âmbito que surge, de modo permanente, o recurso ao conceito de média, mormente no estudo das distribuições de frequências. Neste domínio, contudo, o conceito de mais vasta aplicação é o de média aritmética, seja no caso de amostras de dados não classificados, seja no de classificados.

References

MELLO, F. Galvão de (1993): Probabilidades e Estatística. Conceitos e Métodos Fundamentais - Volume I, Escolar Editora, Lisboa.

MURTEIRA, Bento José Ferreira e BLACK, George Hubert Joseph (1983): Estatística Descritiva, McGraw-Hill de Portugal Lda.

MURTEIRA, Bento J. F., (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill de Portugal Lda.

Published
2016-02-11
Section
Articles