Nota breve sobre o conceito de média
Resumo
O conceito de média surge de modo abundante na disciplina de Métodos Estatísticos, presente em muitos cursos de licenciatura de instituições de ensino superior.
Surge, de igual modo, em domínios onde a noção de acaso está ausente, mas onde o conceito de média continua a ser essencial no tratamento de dados ligados a determinadas grandezas.
A tendência para a utilização de modelos quantitativos, em número cada vez maior, em domínios do saber, determinou a necessidade de colher quantidades, sempre mais vastas, de informação numérica, acompanhadas do correspondente tratamento.
Nos fenómenos estudados que assumem carácter aleatório, procede-se ao correspondente estudo através de amostragem adequada, que possa servir de base a inferências úteis.
É neste âmbito que surge, de modo permanente, o recurso ao conceito de média, mormente no estudo das distribuições de frequências. Neste domínio, contudo, o conceito de mais vasta aplicação é o de média aritmética, seja no caso de amostras de dados não classificados, seja no de classificados.
Downloads
Referências
MELLO, F. Galvão de (1993): Probabilidades e Estatística. Conceitos e Métodos Fundamentais - Volume I, Escolar Editora, Lisboa.
MURTEIRA, Bento José Ferreira e BLACK, George Hubert Joseph (1983): Estatística Descritiva, McGraw-Hill de Portugal Lda.
MURTEIRA, Bento J. F., (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill de Portugal Lda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)