Gramática no ensino básico - renascer do caos ou o extermínio do mito?

  • Mariana Oliveira Pinto

Abstract

No momento em que se assiste à tentativa de afirmação pedagógica da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), muitas vozes fazem eco dos seus pareceres. Uns baseiam-se em critérios científicos para justificar os seus argumentos pró ou contra; outros, em critérios de natureza mais didáctica. Afinal, trata-se de romper com princípios e práticas enraizados numa lógica gramatical justificada pela tradição; a nomenclatura gramatical presente nos Programas é ainda a definida por Portaria do MEN, publicada no Diário do Governo, 1ª série, de 28 de Abril de 1967.

Esta tentativa de colocar um estado de ordem no ensino-aprendizagem da gramática, leia-se uniformizar conceitos, surge já no texto que se apresenta como orientador das práticas lectivas, no que à disciplina de Língua Portuguesa diz respeito: A Língua Materna na Educação Básica (LMEB). Neste documento, que numa fórmula “pronto-a-usar” se condensou num livro conhecido no âmbito pedagógico como o livro das Competências, é referida a utilização da então nova Proposta de Nomenclatura Gramatical apresentada por DUARTE et al. (1991). (Cf. SIM-SIM et al.,1997,p. 84). Em consequência, alguns manuais tentaram actualizar as propostas de análise gramatical tendo por base esta nova terminologia, fazendo desde logo adivinhar a multiplicidade de noções e conceitos que passaram a emergir dos manuais (Cf. Pinto, 2000). 

References

· CARDONA, Irene; ALMEIDA, Mª Amélia & GALHOZ, Mª Eduarda (2000). Dossier de Língua Portuguesa. Lisboa: Texto Editora.

· CASTRO, Jorge & COUTO, Paula (2000). Árvore das Palavras. Lisboa:

Didáctica Editora.

· CASTRO, Olga & RUSSO, Manuela (2000). Contos Contigo. Lisboa: Lisboa Editora.

· COSTA, Fernanda & MENDONÇA, Luísa (2000). Com todas as Letras. Porto: Porto Editora.

· COSTA, Maria José & TRAÇA, Maria Emília (2000). Um Mar de Palavras. Porto: Porto Editora.

· GOMES, Hungria Miguel; LOPES, Lídia Leal & SANTOS, Luís Filipe (2000). Peço a Palavra. Lisboa: Didáctica Editora.

· LEAL, Fernanda & FIDALGO, Júlia (2000). Entre Textos. Carnaxide: Constância.

· LOPES, Mª do Céu Vieira & ROLA, Dulce Neves (2000). Português em Linha. Lisboa: Plátano.

· MIMOSO, Anabela; AZEVEDO, Renato & AZEVEDO, Flora (2000). Livro Aberto. Porto: Livraria Arnado.

· MOREIRA, Ana Maria Lopes (2000). Livro Português. Lisboa: Didáctica Editora.

· MOURA, Rafaela (2000). Leituras & Companhia. Lisboa: Editorial o Livro.

· NOGUEIRA, Fátima & SOARES, Lúcia Vidal (2000). Português daqui e dali. Lisboa: Texto Editora.

· PESSOA, Cristina & TOMÉ, Odete (2000). Palavras. Lisboa: Texto Editora.

· REIS, Fátima & ROMÃO, Sofia (2000). Língua Portuguesa. Carnaxide: Constância.

· SERPA, Ana Isabel; CARDOSO, Fernando; RODRIGUES, Goretti & PEREIRA, Isabel Sá (2000). Ser em Português. Porto: Areal Editores.

· SERRA, Ana; PAIXÃO, Conceição Ludovice & ALEXANDRE, Mª Helena (2000). Língua Portuguesa 5. Lisboa: Lisboa Editora.

· SOARES, Francisca; VICENTE, Isabel & PEREIRA, Paula (2000). Encontros. Lisboa: Plátano.

Published
2016-02-11
Section
Articles