Gramática no ensino básico - renascer do caos ou o extermínio do mito?
Resumo
No momento em que se assiste à tentativa de afirmação pedagógica da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), muitas vozes fazem eco dos seus pareceres. Uns baseiam-se em critérios científicos para justificar os seus argumentos pró ou contra; outros, em critérios de natureza mais didáctica. Afinal, trata-se de romper com princípios e práticas enraizados numa lógica gramatical justificada pela tradição; a nomenclatura gramatical presente nos Programas é ainda a definida por Portaria do MEN, publicada no Diário do Governo, 1ª série, de 28 de Abril de 1967.
Esta tentativa de colocar um estado de ordem no ensino-aprendizagem da gramática, leia-se uniformizar conceitos, surge já no texto que se apresenta como orientador das práticas lectivas, no que à disciplina de Língua Portuguesa diz respeito: A Língua Materna na Educação Básica (LMEB). Neste documento, que numa fórmula “pronto-a-usar” se condensou num livro conhecido no âmbito pedagógico como o livro das Competências, é referida a utilização da então nova Proposta de Nomenclatura Gramatical apresentada por DUARTE et al. (1991). (Cf. SIM-SIM et al.,1997,p. 84). Em consequência, alguns manuais tentaram actualizar as propostas de análise gramatical tendo por base esta nova terminologia, fazendo desde logo adivinhar a multiplicidade de noções e conceitos que passaram a emergir dos manuais (Cf. Pinto, 2000).
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Referências
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