A abertura ao "outro": a língua e a cultura francesas. Uma experiência "d’ éveil", de sensibilização e descoberta

Authors

  • Área Científica de Francês Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu

Abstract

Vivemos, quer queiramos quer não, na era da globalização. Viver hoje é ser capaz de integrar, competindo, a sociedade à escala mundial. Tendemos a ser cada vez mais “cidadão do mundo”, não obstante o lutarmos ainda (por vontade, gosto ou necessidade) por ser “cidadão europeu” sem todavia deixarmos de ser “cidadão português”. 

Viver no conjunto de nações tão diversas como as que compõem a Europa enquanto “família” é um desafio, implica a aceitação mútua de povos com uma história diferente mas com um futuro comum.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

· AIMARD, P. (1975). Les jeux de mots de l'enfant, Villeurbanne, Simep-Editions.

· BRAMAUD DU BOUCHERON, G. (1981). La mémoire sémantique de l'enfant, PUF.

· BRAUN-LAMESCH M.-M. (1972). La compréhension du langage par l'enfant, PUF.

· Commission des communautés européennes (2003) «Communication de la commission au conseil, au parlement européen, au comité économique et social et au comité des régions » - « Promouvoir l’apprentissage des langues et la diversité linguistique: un plan d’action 2004-2006. », Bruxelles (24/07/03).

· FRANÇOIS, F., D. François, E. Sabeau-Jouannet, M. Sourdot (1977). La syntaxe de l'enfant avant 5 ans. Paris: Larousse

· MARCHAND, F. (éd.) (1975). Manuel de linguistique appliquée. Tome 1:

L'acquisition du langage. Paris: Delagrave.

· MOREAU, M.-L. et Richelle, M. (1981). L'acquisition du langage. Bruxelles: Mardaga.

· Oléron, P. (1979). L'enfant et l'acquisition du langage. PUF

· RONDAL, Jean (1979). Votre enfant apprend à parler. Bruxelles: Mardaga.

· TAULELLE, Dominique (1984). L'enfant à la rencontre du langage. Bruxelles: Mardaga.

· TCHAKAROVA, Dorieta. Comprendre l’oral, in Le Français dans le Monde, nº309, pp. 25-27.

· TRÉVILLE, M.C. (2000). Vocabulaire et apprentissage d’une seconde langue. Les Editions Logiques (coll. Recherches et theories).

Published

2016-02-11

How to Cite

Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Área C. de F. (2016). A abertura ao "outro": a língua e a cultura francesas. Uma experiência "d’ éveil", de sensibilização e descoberta. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (32), 76–90. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8394

Issue

Section

Articles