A abertura ao "outro": a língua e a cultura francesas. Uma experiência "d’ éveil", de sensibilização e descoberta
Resumo
Vivemos, quer queiramos quer não, na era da globalização. Viver hoje é ser capaz de integrar, competindo, a sociedade à escala mundial. Tendemos a ser cada vez mais “cidadão do mundo”, não obstante o lutarmos ainda (por vontade, gosto ou necessidade) por ser “cidadão europeu” sem todavia deixarmos de ser “cidadão português”.
Viver no conjunto de nações tão diversas como as que compõem a Europa enquanto “família” é um desafio, implica a aceitação mútua de povos com uma história diferente mas com um futuro comum.
Downloads
Referências
· AIMARD, P. (1975). Les jeux de mots de l'enfant, Villeurbanne, Simep-Editions.
· BRAMAUD DU BOUCHERON, G. (1981). La mémoire sémantique de l'enfant, PUF.
· BRAUN-LAMESCH M.-M. (1972). La compréhension du langage par l'enfant, PUF.
· Commission des communautés européennes (2003) «Communication de la commission au conseil, au parlement européen, au comité économique et social et au comité des régions » - « Promouvoir l’apprentissage des langues et la diversité linguistique: un plan d’action 2004-2006. », Bruxelles (24/07/03).
· FRANÇOIS, F., D. François, E. Sabeau-Jouannet, M. Sourdot (1977). La syntaxe de l'enfant avant 5 ans. Paris: Larousse
· MARCHAND, F. (éd.) (1975). Manuel de linguistique appliquée. Tome 1:
L'acquisition du langage. Paris: Delagrave.
· MOREAU, M.-L. et Richelle, M. (1981). L'acquisition du langage. Bruxelles: Mardaga.
· Oléron, P. (1979). L'enfant et l'acquisition du langage. PUF
· RONDAL, Jean (1979). Votre enfant apprend à parler. Bruxelles: Mardaga.
· TAULELLE, Dominique (1984). L'enfant à la rencontre du langage. Bruxelles: Mardaga.
· TCHAKAROVA, Dorieta. Comprendre l’oral, in Le Français dans le Monde, nº309, pp. 25-27.
· TRÉVILLE, M.C. (2000). Vocabulaire et apprentissage d’une seconde langue. Les Editions Logiques (coll. Recherches et theories).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)