Expectativas de formação dos enfermeiros do distrito de Viseu

  • Madalena Cunha Nunes

Abstract

RESUMO
Investigar sobre as Expectativas de Formação dos Enfermeiros foi o objectivo do presente estudo.

Métodos 

O estudo transversal e exploratório foi desenvolvido numa amostra de 373 enfermeiros que desempenham funções no distrito de Viseu. Na colheita da informação foi utilizado um questionário e realizadas entrevistas aos Enfermeiros Directores das Instituições de Saúde do distrito de Viseu. 

Resultados

Os resultados revelaram que os enfermeiros optariam por realizar um curso de pós-licenciatura de especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Reabilitação e Enfermagem Comunitária. Como áreas de pós-graduação foram apontadas como prioritárias a Urgência/Emergência e os Cuidados Paliativos. Como áreas prioritárias de mestrado foram referidas a Administração/Gestão de Recursos em Saúde, os Cuidados Paliativos, a Urgência/Emergência e a Saúde Pública.

Conclusão

Os resultados sugerem que os enfermeiros do distrito de Viseu carecem de formação pós-graduada (especialidades, mestrados, pós-graduações) em Enfermagem e que a escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) deve apostar numa oferta diversificada no que às áreas e níveis de formação diz respeito.

 

References

· SOUSA, Maria F. A.. A formação contínua em enfermagem: Estudo nas perspectivas do enfermeiro. Nursing. Lisboa. Ano 15, nº175 (Março 2003),

p.28 - 33. ISSN 0871-6196

· VAZ SERRA, Adriano. O Sentido Crítico da Expectativa. Psiquiatria Clínica.

Coimbra: Adriano Vaz Serra. Vol. 5, n.º 3 (Julho/Setembro), 1984, p. 107 – 117

· FABIÃO, Estela. O real e o imaginário – o adolescente: expectativas e

comportamentos. Psiquiatria Clínica. Coimbra: Adriano Vaz Serra. Vol. 21, n.º 1 (Janeiro/Março) 2000, p. 69

Published
2016-02-11
Section
Articles