Expectativas de formação dos enfermeiros do distrito de Viseu
Resumo
RESUMO
Investigar sobre as Expectativas de Formação dos Enfermeiros foi o objectivo do presente estudo.
Métodos
O estudo transversal e exploratório foi desenvolvido numa amostra de 373 enfermeiros que desempenham funções no distrito de Viseu. Na colheita da informação foi utilizado um questionário e realizadas entrevistas aos Enfermeiros Directores das Instituições de Saúde do distrito de Viseu.
Resultados
Os resultados revelaram que os enfermeiros optariam por realizar um curso de pós-licenciatura de especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Reabilitação e Enfermagem Comunitária. Como áreas de pós-graduação foram apontadas como prioritárias a Urgência/Emergência e os Cuidados Paliativos. Como áreas prioritárias de mestrado foram referidas a Administração/Gestão de Recursos em Saúde, os Cuidados Paliativos, a Urgência/Emergência e a Saúde Pública.
Conclusão
Os resultados sugerem que os enfermeiros do distrito de Viseu carecem de formação pós-graduada (especialidades, mestrados, pós-graduações) em Enfermagem e que a escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) deve apostar numa oferta diversificada no que às áreas e níveis de formação diz respeito.
Downloads
Referências
· SOUSA, Maria F. A.. A formação contínua em enfermagem: Estudo nas perspectivas do enfermeiro. Nursing. Lisboa. Ano 15, nº175 (Março 2003),
p.28 - 33. ISSN 0871-6196
· VAZ SERRA, Adriano. O Sentido Crítico da Expectativa. Psiquiatria Clínica.
Coimbra: Adriano Vaz Serra. Vol. 5, n.º 3 (Julho/Setembro), 1984, p. 107 – 117
· FABIÃO, Estela. O real e o imaginário – o adolescente: expectativas e
comportamentos. Psiquiatria Clínica. Coimbra: Adriano Vaz Serra. Vol. 21, n.º 1 (Janeiro/Março) 2000, p. 69
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)