A sociedade da informação. A criança com deficiência e as novas tecnologias
Abstract
Neste artigo, pretende-se reflectir acerca do emergir de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que promovem um novo paradigma de sociedade baseada na informação e no conhecimento. As Novas Tecnologias podem melhorar significativamente a vida da criança com deficiência, ajudando-a a ultrapassar determinadas barreiras. A Escola deverá estar atenta às inovações tecnológicas, para benefício do sucesso educativo.
Downloads
References
· BÓIA, José Manuel P. (2003). Educação e Sociedade – Neoliberalismo e os desafios do futuro. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
· COMISSÃO DE REFORMAS DO SISTEMA EDUCATIVO (1988). Novas Tecnologias no Ensino e na Educação – Relatório. Lisboa: Ministério da Educação.
· CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2002). Pareceres e Recomendações 2001. Lisboa: Ministério da Educação.
· CORREIA, luís M., (1997). Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Porto: Porto Editora.
· COSTA, Adelino (1997). O Projecto Educativo da Escola e as Políticas Educativas locais: Discursos e Práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro.
· DELORS, Jacques et al., (orgs) (1996). Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Rio Tinto: Edições ASA.
· DRUCKER, P. (1993). Post-Capitalist Society. Nova Iorque: Harper Collins Publishers.
· FORESTER, Tom (1989). Informática e Sociedade – Evolução ou Revolução. Lisboa: Salamandra.
· GOUVEIA, Luís B. e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004). Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
· GODINHO, F. ET AL (2004). Tecnologias de Informação sem Barreiras no Local de Trabalho. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
· LYON, David (1992). A Sociedade da Informação – Questões e Ilusões. Oeiras: Editora Celta.
· MARTINS, Maria Martins (1999). Formação e Emprego numa Sociedade em Mutação. Aveiro: Universidade de Aveiro.
· MATOS, José C. (2004). “A importância da aprendizagem ao longo da vida face aos desafios da sociedade da informação e da economia do conhecimento” pág. 131-142. In GOUVEIA, Luís Borges e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004).
Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
· MELLO, A. & SANTOS, S. A. (2004) “O modelo das organizações virtuais e o teletrabalho: Algumas práticas em empresas brasileiras” pág. 239-254. In GOUVEIA, Luís Borges e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004). Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
· MISSÃO PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (1997). Livro Verde para a Sociedade da Informação. Lisboa: Ministério da Ciência e da Tecnologia.
· MORATO, P. P., (1995). Deficiência Mental e Aprendizagem. Lisboa:
Secretariado Nacional de Reabilitação.
· NAISBITT, J. (1988). Macro tendências. Lisboa: Editorial Presença.
· NAZARÉ, Luís (2002). “ Novos média: cultura e economia.” In CARRILHO, M. et al. (ORGS.) (2002). Novos Média, Novas Políticas? Debater a Sociedade de Informação. Oeiras: Celta, pp. 9-24
· O.C.D.E. (1992). Analfabetismo Funcional e Rentabilidade Económica. Rio Tinto: Edições ASA.
· O.C.D.E. (1984). Exames das Políticas Nacionais da Educação. Lisboa:
Ministério da Educação.
· RAPOSO, Rui & MEALHA, Óscar. (2004). “A construção de uma Sociedade da Informação inclusiva: reflexões e medidas, nacionais e europeias” In GOUVEIA, Luís Borges e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004). Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Universidade Fernando Pessoa, pp. 117-130
· RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS, (2003) com o número
/2003 (rectificação) ”Plano Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Educação”. Edição: Terça-feira, 12 de Agosto de 2003, nº 185 SÉRIE I-B. Emissor: Presidência do Conselho de Ministros.
· RIBEIRO, Luís (2002:). “O boom da nova economia ou o “esvaziar da bolha”? “CARRILHO, M. et al (orgs.). Novos Média, Novas Políticas? – Debater a Sociedade da Informação. Oeiras: Celta Editora, pp.14-24
· SANTOS, Nelson Lima, (2004) “Sociedade da Informação: Mudanças e desafios psicossociais no contexto sócio-laboral” In GOUVEIA, Luís Borges e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004). Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Universidade Fernando Pessoa, Página: 255-270.
· SECRETARIADO NACIONAL DE REABILITAÇÃO, (1995). Resolução 48/96 “Normas sobre Igualdade de Oportunidades para Pessoas com deficiência.” Colecção Cadernos SNR nº 3. Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação.
· TOFFLER, A. (1984). A Terceira Vaga. Lisboa: Liv. Do Brasil.
· PATROCÍNIO, Tomás (2004) “Educação e Sociedade Tecnológica Digital
Globalizada” In GOUVEIA, Luís B. e GAIO, Sofia et al (orgs.) (2004).
Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Universidade
Fernando Pessoa, pp. 107-116.
· UNESCO (1998). Professores e ensino – num mundo em mudança. Relatório mundial de educação 1998. Rio Tinto: Edições ASA.
· XAVIER, J. et al (2004) “Cidades e Regiões Inteligentes – uma reflexão sobre o caso português” In GOUVEIA, Luís B. e GAIO, Sofia (orgs.) et al (2004). Sociedade da Informação – Balanço e Implicações. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, pp. 23-29.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit proposals for this journal agree to the following terms:
a) Articles are published under the Licença Creative Commons (CC BY 4.0), in full open-access, without any cost or fees of any kind to the author or the reader;
b) The authors retain copyright and grant the journal right of first publication, allowing the free sharing of work, provided it is correctly attributed the authorship and initial publication in this journal;
c) The authors are permitted to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal;
d) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their website) as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work
Documents required for submission
Article template (Editable format)