Percepção dos adolescentes sobre interacções parentais

Authors

  • Suzana Maria Serrano André
  • Ernestina Mª V. Batoca Silva

Abstract

São os adolescentes e jovens o objecto do nosso trabalho e eles têm constituído ao longo dos anos o centro do nosso interesse. A adolescência é uma fase de desenvolvimento que representa um período de transição entre as vinculações da infância, estabelecidas fundamentalmente no contexto da relação pais-filho, e as ligações afectivas adultas que extravasam as relações familiares (Soares, 1992). É por isso que o adolescente, não sendo já criança, se surpreende a si próprio e aos que lhe estão mais próximos ao manifestar afectos, atitudes e comportamentos da criança que já não é, ao mesmo tempo que se revela capaz de executar actividades do adulto que ainda não é.
Segundo a perspectiva psicanalítica, algumas das características fundamentais da adolescência traduzem-se, por um lado, na reactivação do narcisismo e dos conflitos típicos do Complexo de Édipo e por outro, na necessidade de o jovem construir a sua individualidade, passando a percepcionar os pais como entidades diferentes dos idealizados no decorrer da infância.

Downloads

Download data is not yet available.

References

- BARÃO, Helena - Democratização das relações familiares. Desenvolvimento. Nº Especial, Maio de 1986, p. 93-100.

- CLAES, Michel - Os problemas da adolescência. Lisboa, Verbo, 1985.

- FURMAN, Wyndol; BUHRMESTER, Duane - Age and sex differences in perceptions of wet works of personal relationships. Child Development. (63). 1992, p. 103-115.

- OLIVEIRA, J. H. Barros - Psicologia da educação familiar. Coimbra, Livraria Almedina, 1994.

- SOARES, Isabel Maria Costa - Representação da vinculação na idade adulta e na adolescência. Estudo intergeracional: mãe - filho (a): Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação. Tese de doutoramento em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto em 1992.

- VAZ SERRA, Adriano – Influência das relações pais/filhos no auto-conceito. Psiquiatria Clínica. 8(3), 1987, p. 137-141.

Published

2016-02-15

How to Cite

André, S. M. S., & Silva, E. M. V. B. (2016). Percepção dos adolescentes sobre interacções parentais. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, (31), 88–92. Retrieved from https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8418

Issue

Section

Articles