Percepção dos adolescentes sobre interacções parentais
Resumo
São os adolescentes e jovens o objecto do nosso trabalho e eles têm constituído ao longo dos anos o centro do nosso interesse. A adolescência é uma fase de desenvolvimento que representa um período de transição entre as vinculações da infância, estabelecidas fundamentalmente no contexto da relação pais-filho, e as ligações afectivas adultas que extravasam as relações familiares (Soares, 1992). É por isso que o adolescente, não sendo já criança, se surpreende a si próprio e aos que lhe estão mais próximos ao manifestar afectos, atitudes e comportamentos da criança que já não é, ao mesmo tempo que se revela capaz de executar actividades do adulto que ainda não é.
Segundo a perspectiva psicanalítica, algumas das características fundamentais da adolescência traduzem-se, por um lado, na reactivação do narcisismo e dos conflitos típicos do Complexo de Édipo e por outro, na necessidade de o jovem construir a sua individualidade, passando a percepcionar os pais como entidades diferentes dos idealizados no decorrer da infância.
Downloads
Referências
- BARÃO, Helena - Democratização das relações familiares. Desenvolvimento. Nº Especial, Maio de 1986, p. 93-100.
- CLAES, Michel - Os problemas da adolescência. Lisboa, Verbo, 1985.
- FURMAN, Wyndol; BUHRMESTER, Duane - Age and sex differences in perceptions of wet works of personal relationships. Child Development. (63). 1992, p. 103-115.
- OLIVEIRA, J. H. Barros - Psicologia da educação familiar. Coimbra, Livraria Almedina, 1994.
- SOARES, Isabel Maria Costa - Representação da vinculação na idade adulta e na adolescência. Estudo intergeracional: mãe - filho (a): Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação. Tese de doutoramento em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto em 1992.
- VAZ SERRA, Adriano – Influência das relações pais/filhos no auto-conceito. Psiquiatria Clínica. 8(3), 1987, p. 137-141.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que submetem propostas para esta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os artigos são publicados segundo a licença Licença Creative Commons (CC BY 4.0), conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor;
b) Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja corretamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publica
Documentos necessários à submissão
Template do artigo (formato editável)