Cidadania e igualdade de género em crianças e adolescentes

perspetiva dos agentes educativos

Autores

  • António Madureira Dias Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, Viseu, Portugal
  • Madalena Cunha Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, UICISA:E, SIGMA – Phi Xi Chapter, CIEC - UM, Viseu, Portugal
  • Adriana Oliveira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Carolina Reis Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Inês Oliveira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Leonardo Maltez Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Leonor Fernandes Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Mariana Nogueira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal
  • Stefanie Osório Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde, Viseu, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29352/mill0205e.11.00341

Palavras-chave:

participação da comunidade, criança;, adolescente, género

Resumo

Introdução: O direito à educação da criança/adolescente em relação à sua preparação para o desempenho da cidadania é um dos objetivos da educação inclusiva, que deve promover o respeito pela dignidade das crianças/adolescentes, apoiando-os de igual forma, independentemente do seu género. 

Objetivos: Avaliar os conhecimentos dos agentes educativos sobre cidadania e igualdade de género em crianças e adolescentes. 

Métodos: Estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado numa amostra não probabilística de conveniência, constituída por 136 participantes, professores (62,5%), enfermeiros (32,4%) e polícias (5,1%), com uma média de idades de 48,34 anos (±7,49 anos), sendo 70,6% do género feminino. Foi utilizado o questionário ad hoc, Cidadania e Igualdade de Género em Crianças e Adolescentes (CIG-CA) de Cunha (2017), constituído por 2 escalas, uma referente à educação e linguagem inclusiva e outra aos conhecimentos sobre cidadania e igualdade de género, tendo em conta dois fatores: tarefas domésticas e cuidar dos filhos. 

Resultados: Apurou-se que as percentagens mais elevadas correspondem aos participantes que referem ter conhecimento sobre cidadania e igualdade de género no que se refere à linguagem inclusiva (O Ser Humano 89.7% vs. O(A) Professor(a) 75,0%). Na globalidade, há uma prevalência de bons conhecimentos (40,4%), seguindo-se os razoáveis conhecimentos sobre cidadania e igualdade de género. 

Conclusões: Os resultados permitiram reconhecer um foco de interesse para a intervenção da enfermagem no âmbito do projecto MaiSaúdeMental, e para a definição de estratégias para a promoção da cidadania das crianças / adolescentes no contexto escolar e comunitário, mobilizando os recursos dos agentes educativos para uma inclusão mais efetiva. 

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

Dias, A. M., Cunha, M., Oliveira, A., Reis, C., Oliveira, I., Maltez, L., Fernandes, L., Nogueira, M., & Osório, S. (2020). Cidadania e igualdade de género em crianças e adolescentes: perspetiva dos agentes educativos. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 119–126. https://doi.org/10.29352/mill0205e.11.00341

Edição

Secção

Educação e desenvolvimento social